quarta-feira, 8 de maio de 2013

Tratamento com realidade virtual ajuda a reduzir ansiedade


Por mais de uma vez, a estudante Patrícia, de 19 anos, deixou de entrar na sala de aula porque estava atrasada e não queria atravessar o auditório e ser "julgada" pelos colegas. Pelo mesmo motivo, ela deixou de frequentar festas e se isolou das pessoas. A estudante tinha medo da exposição e de ser avaliada negativamente.

Diagnosticada com fobia social - transtorno de ansiedade caracterizado pelo sofrimento excessivo em situações de interação social e de desempenho -, Patrícia conseguiu reduzir as crises de ansiedade depois de se submeter a um tratamento por meio de realidade virtual 3D, realizado no Instituto de Psiquiatria da USP (IPq-HC).

Além dela, outros 20 pacientes participaram da pesquisa e os resultados mostram redução média de 55% nas crises de ansiedade. O problema atinge cerca de 8% da população. "Quando estava em situações assim, eu suava frio, ficava vermelha e superansiosa. Como a porta da sala de aula é na frente, eu morria de medo e de vergonha de atravessar a sala toda. Ficava pensando no que as pessoas iam dizer. Isso prejudicava meu desempenho na aula", conta a estudante.

O tratamento de Patrícia foi realizado por meio de uma pesquisa que começou no ano passado no IPq-HC e avaliou 21 pacientes (11 homens e 10 mulheres), todos diagnosticados com fobia social. Eles foram submetidos a sessões de realidade virtual, em que um programa de computador traz imagens em três dimensões das situações que mais causam ansiedade e desconforto. A pesquisa previa realizar até 12 sessões de 50 minutos, mas os resultados já foram observados a partir da quinta sessão.

Segundo a psicóloga Cristiane Maluhy Gebara, responsável pela pesquisa, o trabalho teve como base a terapia cognitiva comportamental e a técnica de exposição - que é a mais usada no tratamento convencional e a mais eficaz. A diferença é que, em vez de expor os pacientes às situações de desconforto ao vivo, em situações reais ou na imaginação, quando o paciente imagina determinada cena e tenta controlar suas reações a pesquisa simulou as situações por meio da tela do computador.

As situações que causavam desconforto e ansiedade eram hierarquizadas e o paciente era exposto a cada uma delas de forma gradual e repetida. Segundo Cristiane, a vantagem da realidade virtual em relação ao tratamento convencional é que a pessoa pode ser exposta à mesma cena inúmeras vezes até se sentir confortável e, além disso, a adesão é maior por acontecer em um ambiente controlado.

"Não temos como criar uma reunião de trabalho só para submeter o paciente a essa exposição. É uma limitação que não acontece na exposição virtual", diz Cristiane.

As cenas são acompanhadas pelo terapeuta, que orienta o paciente e controla, pelo computador, as respostas dos personagens virtuais. O programa tem seis cenas que vão de uma simples caminhada pela rua em que o paciente se submete aos olhares insistentes dos outros pedestres, passando por um pedido de informação para um desconhecido, até a chegada a uma festa cheia.

"Em uma exposição ao vivo, a pessoa demora cerca de 50 minutos para conseguir diminuir e controlar a ansiedade. Nessa pesquisa, constatamos que houve diminuição dos níveis de ansiedade após 20 minutos", diz a psicóloga. "Quando o paciente reduzia a ansiedade para uma escala de menos de 50% em determinada situação, a gente passava para outra cena."

Os pacientes estão sendo reavaliados para que a pesquisadora observe se eles estão respondendo ao tratamento e se os resultados se mantiveram. Fora do Brasil, a técnica da realidade virtual com fins terapêuticos já é utilizada. Mas aqui, por enquanto, serão necessários mais estudos antes de ela ser oferecida como tratamento de rotina no HC. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail fobiasocialrv@gmail.com.

Cientistas desenvolvem fórmula que promete acabar com cabelo branco


DE SÃO PAULO
Uma nova pesquisa publicada no boletim médico "Faseb" sugere que a perda de cor no cabelo pode ser solucionada sem o uso de tinturas.
De acordo com a pesquisa, as pessoas ficam com cabelos brancos devido à acumulação de peróxido de hidrogênio no folículo capilar, o que faz os fios clarearem de dentro para fora.
Os pesquisadores desenvolveram e testaram um composto que reverte a oxidação, chamado de pseudocatalase e ativado através dos raios solares.
O estudo também mostra que o mesmo tratamento pode curar o vitiligo, doença que provoca manchas brancas na pele.
A pesquisa é do Instituto de Doenças Pigmentares em associação com a Universidade E. M. Arndt, da Alemanha, e o Centro de Ciências da Pele da Universidade de Bradford, no Reino Unido.
"Por gerações, diversos remédios foram criados para esconder os fios brancos", disse o dr. Gerald Weissmann, editor-chefe do "Faseb". "Mas é a primeira vez que desenvolvem um tratamento que vai na raiz do problema. São boas notícias, mas melhor ainda é a notícia de que o mesmo tratamento é eficaz contra o vitiligo, doença que pode acarretar em sérios problemas socio-emocionais.

Eric Thayer/Reuters
A atriz Helen Mirren
A atriz Helen Mirren

SP dará cartão de R$ 1.350 para financiar tratamento de usuário de crack


O governo de São Paulo vai pagar para que comunidades terapêuticas trabalhem com a reinserção de usuários de crack na sociedade. O valor será de R$ 1.350 ao mês por paciente.
O anúncio oficial do projeto deve ser feito na quinta-feira pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). O programa está sendo tocado pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Justiça e Saúde. O objetivo é ampliar a rede de atendimento aos viciados que já passaram por um período de desintoxicação em hospitais ou clínicas públicas e reduzir o índice de reincidência.
Nessas comunidades, os pacientes tratarão da abstinência, receberão qualificação profissional e vão se reaproximar de seus familiares e amigos.
"A ideia é preparar o ambiente para que ele possa viver longe das drogas e perto de suas famílias", afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia.
O diferencial desse projeto é que cada paciente receberá uma espécie de cartão bancário que servirá para comprovar a prestação de serviço pela comunidade. O dinheiro não será entregue ao usuário, e sim ao centro que o tratar.
Na primeira etapa devem ser distribuídos cerca de 3.000 cartões. Ainda neste mês, o governo deve lançar um edital para credenciar as comunidades que farão os atendimentos. A expectativa é que os primeiros pacientes comecem a receber o tratamento a partir de julho.

Avener Prado - 20.jan.13/Folhapress
Usuários de crack consomem a droga na região central de São Paulo conhecida como cracolândia
Usuários de crack consomem a droga na região central de São Paulo conhecida como cracolândia

Em 7 Estados, mais da metade dos contratos de professores são temporários


Em sete Estados brasileiros, o número de contratos temporários de professores da rede estadual ultrapassa a quantidade de contratos efetivos (concursados ou estáveis). São eles: Espírito Santo (71%), Mato Grosso (66,1%), Acre (62,9%), Ceará (60,2%), Mato Grosso do Sul (60,1%), Santa Catarina (59,8%) e Paraíba (51,9%). As informações foram obtidas a partir de levantamento do UOL nos microdados do Censo Escolar 2012.

Nota técnica

As informações foram obtidas a partir dos microdados do Censo Escolar 2012, com tabulação realizada pelo UOL. Foram considerados todos os tipos de contrato diferentes por professor e por rede. Isso significa que um mesmo professor pode ter mais de uma contratação: por exemplo, pode ser concursado em uma rede estadual e temporário em uma municipal. Foram contabilizados somente os profissionais que exercem a função de "docente" na escola – no banco de dados há também as funções "auxiliar de educação infantil", "profissional/ monitor de atividade complementar" e "tradutor intérprete de Libras", que foram retiradas desta análise. Recortes diferentes podem levar a resultados distintos
Em média, três em cada dez contratos nas redes estaduais são temporários, de acordo com o levantamento. As outras modalidades possíveis, segundo o Censo, são: efetivo (concursado ou estável), terceirizado ou em regime de CLT.
Professores com contratos temporários não têm estabilidade e possuem menos direitos que os efetivos e concursados. 
Segundo o levantamento, em outras 15 redes estaduais o número de contratos temporários representa de 45% a 20% do total de contratações. Em quatro Estados, o percentual varia de 18% a 14%. O Rio de Janeiro apresenta o índice mais baixo de contratações temporárias, com 3,5%. 
Segundo o promotor de Justiça, João Paulo Faustinoni e Silva, a regra constitucional geral é a de contratação de professores por concurso público. "A Constituição, todavia, admite a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. Como a própria norma afirma, não há número razoável para tais contratações, pois devem ser excepcionais e temporárias", diz o promotor.

Política permanente

Luiz Carlos Novaes, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), avalia que sempre haverá professores temporários em qualquer rede. "Os professores se aposentam, saem para estudar, entram em licença maternidade ou licença médica. O índice é aceitável desde que seja temporário. A existência do temporário na rede deve ser transitória, mas não é. Além de ser permanente, ela ainda cresce", diz Novaes.
Para Ocimar Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), os números mostram que a contratação de temporários passou a ser uma política de pessoal permanente.
Alavarse acredita que a redução desse percentual pode ser obtida com um "simples controle" da realização de concursos, por meio da previsão de aposentadorias e situações como licenças médicas e afastamentos. "Não deveria ter nenhum temporário, porque a necessidade de reposição é previsível", afirma o professor da USP.
As redes estaduais de ensino possuem mais contratos temporários de professores do que as redes municipais. No geral, 31,3% dos contratos das redes estaduais são temporários; já nas redes municipais, o número cai para 25%.

Outro lado

Questionadas pelo UOL, apenas sete das 27 secretarias estaduais de Educação comentaram os percentuais. De modo geral, elas divergem dos números do Censo ora alegando erro de informação por parte das escolas (cada escola informa os dados diretamente ao MEC) ora criticando a defasagem dos números (que foram coletados em maio de 2012). Veja, neste link, as respostas das secretarias.
*Colaborou Simone Harnik

Andressa Urach abre jogo sobre Cristiano Ronaldo e revela: “Ele me comeu e fez ameaças”


Geraldo Luís recebeu a gata em seu programa, na última quarta-feira (1º). Andressa jogou aberto e respondeu todas as perguntas sobre o encontro com o jogador Cristiano Ronaldo, atacante do Real Madrid. Veja a entrevista da gata!

Andressa Urach dá recado para quem não acredita em sua história: ''Já mostrei provas suficientes''

R7

Você sabe qual é o melhor exercício para emagrecer?



A caminhada é sem dúvida um exercício muito poderoso para quem precisa de emagrecer de forma saudável e eficaz. Emagrecer não é só uma questão de beleza física mas também uma questão psicológica e de saúde. Com o aumento da idade média de vida, ou seja, com as pessoas a viverem cada vez mais anos é fulcral que todos se preocupem com o seu estado de saúde. Não adianta as pessoas viveram mais 20 anos e que durante esse período de tempo não haja saúde em pleno. A vida é para ser vivida fortemente e com liberdade para se fazerem várias coisas.

Para quem não sabe muito bem o conceito de emagrecer-engordar fica aqui a simples explicação: se comemos vários alimentos e estes se transformam em energia no nosso corpo estas têm de ser gastas, ou seja, se comer e ficar parado irá engordar, se comer e praticar desporto ou caminhada consegue manter o seu corpo são e saudável. Dessa forma podemos dizer que uma dieta, seja para emagrecimento ou mesmo para manter o peso deve ser diferenciada e adequada ao estilo de vida de cada pessoa.


A caminhada ajuda imenso na perda de peso e é boa para todas as idades, emagrece ajuda a tonificar os músculos, diminui o risco de contrair uma doença potencialmente perigosa para a sua saúde e o melhor de tudo: não tem contra-indicações! Exacto, a caminhada não faz mal nenhum para a saúde, pelo contrário, com explicado em cima terá benefícios incríveis com a caminhada.

Se pratica uma vida sedentária então a caminhada também é excelente para que possa sair dessa intragável rotina. Se caminhar pelo menos 3 vezes por semana com caminhadas de 30 minutos já não fica trancado em casa e acima de tudo melhora a qualidade de vida. Para emagrecer e colocar-se em forma aí terá de ter um pouco mais de empenho e aumentar a distância das caminhadas e a passada.

A caminhada poderá ser adaptada para que possa fazer:

Relaxamento- Caminhe 1km em meia hora, assim estará a relaxar o seu corpo e a fazer a manutenção devida ao seu emagrecimento;

Apostar no físico- Em vez de 1Km caminhe 2, assim além de fazer a manutenção está a aumentar a sua condição física e vitalidade;

Perder peso- Aqui é o que quase toda a gente faz, caminha cerca de 3 Km em meia hora, relaxa, pratica manutenção e perde peso! Fantástico não é?

Para saber se a caminhada está a fazer efeito e se você está a emagrecer é simples, basta verificar o seu batimento cardíaco, para chegar a esse resultado basta diminuir a sua idade de 220 e multiplicar por 70%, o resultado é o número de batimentos cardíacos por minuto que você deve alcançar para ocorrer o emagrecimento.

Meia hora de caminhada em ritmo moderado pode provocar a queima de até 200 calorias, causando o emagrecimento com saúde e qualidade de vida.



Fonte: barrigalisa

Filho de Edir Macedo diz que não é gay e manda site tirar matéria do ar



O site o Fuxico Gospel publicou nota de esclarecimento na última quarta-feira (01/05), sobre o caso que gerou polêmica nas redes sociais.

O site divulgou uma matéria sobre o filho do Bispo Edir Macedo, relatando que Moysés Macedo é homossexual. O site se retratou e pediu desculpas ao dono da rede Record e ao filho.

Leia abaixo a nota:

“Olá Queridos,
.
Na última segunda-feira,30, Foi postado uma matéria neste Website, com o seguinte titulo:
Filho de Edir Macedo se declara “Homossexual”. Após a publicação desta notícia, fomos contactados pelo próprio Moysés Macedo,”Filho de Edir Macedo”, e principal personagem da matéria. Moysés educadamente solicitou que a matéria fosse removida, e negou qualquer veracidade na informação. O site O Fuxico Gospel, vem por meio desta, se desculpar com os nossos leitores, e principalmente com o Sr. Moysés Macedo. Reiterando também, que não fomos o primeiro site a publicar a informação, apesar de vários sites que a reproduziram, apontar o O Fuxico Gospel como principal fonte. Mais uma vez pedimos o perdão a todos que acreditaram na notícia e também a toda a família Macedo, por tamanho constrangimento.”

ATENCIOSAMENTE
IZAEL NASCIMENTO
Fonte: Sistema MPA/O Fuxico Gospel

feedburner do blog

Paginas mais visitadas