segunda-feira, 18 de março de 2013

MÁFIA DO SEXO MATA 20 BRASILEIRAS POR ANO



Contada na edição de ontem do Correio, a história de Letícia Peres Mourão é incomum, porque foi um dos raros casos de mulher escravizada na Europa que teve a coragem denunciar seus agressores. No entanto, muitas brasileiras tiveram um fim trágico como o dela. Aos 31 anos, Letícia morreu com um tiro na cabeça, no Guará, em 2008. Tantas outras foram assassinadas sem sequer conseguir voltar à terra natal. Goianas, como ela, são as maiores vítimas das máfias da prostituição internacional. Em média, 20 brasileiras são assassinadas anualmente no exterior em consequência da exploração sexual. Somente em 2012, sete goianas fizeram parte dessa estatística. E foi o ano com o menor número de vítimas no século. O estado já chegou a perder 20 cidadãs assassinadas por conta da atividade em um ano. Outras 18 desapareceram a cada 12 meses, em média. Os números são da Secretaria de Assuntos Internacionais do Governo de Goiás, órgão encarregado de dar assistência aos goianos no exterior e as suas famílias no Brasil.

Papa Francisco confirma presença na Jornada Mundial da Juventude


O papa Francisco vai participar da Jornada Mundial da Juventude, que acontece de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, confirmou a presença do papa no encontro e lembrou que Francisco fala português. Segundo o porta-voz, o papa se comunica em sete idiomas, inclusive o latim. A jornada é um encontro mundial promovido pela Igreja Católica Apostólica Romana a cada dois ou três anos. Os jovens são considerados os protagonistas. O objetivo é divulgar a religião, incentivar a fé e atrair fiéis. A última Jornada Mundial da Juventude foi em Madri, na Espanha, em 2011.
O lema da jornada deste ano é: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. Segundo os organizadores, o objetivo é levar a esperança da qual nasce a fé, assim como a generosidade e o testemunho da vida cristã. A convocação para a jornada, no Rio de Janeiro, foi feita pelo papa emérito Bento XVI. O porta-voz evitou confirmar que a visita ao Brasil será a primeira viagem ao exterior do papa. De acordo com ele, o próprio Francisco ainda está organizando sua agenda e não é possível confirmar viagens.
Fonte: Agência Brasil

Pânico deixa Marquezine constrangida ao falar de Neymar





Bruna Marquezine ainda não está totalmente à vontade para falar publicamente sobre seu namoro com Neymar, ainda mais quando o assunto é ‘picante’. Neste domingo, o Pânico na Band deixou a atriz global muito ‘sem graça’ ao perguntar questões da vida íntima do casal.
“Qual fantasia o Neymar mais gosta?”, perguntaram Tucano Huck e o repórter Vesgo ao encontrá-la na entrada de uma festa. Bruna, que tem apenas 17 anos, ficou constrangida e saiu sem responder.
O assunto surgiu quando a atriz falou sobre a festa à fantasia que foi com Neymar em comemoração ao aniversário do cantor Thiaguinho na semana passada. Bruna estava vestida de Dorothy, do clássico Mágico de Oz. Já o craque se fantasiou de Quico, um dos personagens do famoso humorístico mexicano, Chaves.
Ampliar
Adicionar legenda

Bruna Marquezine reforça time de beldades que já desfilaram com jogadores de futebol25 fotos

1 / 25
Bruna Marquezine entrou para o time de famosas e beldades que já se envolveram com jogadores de futebol. Após meses de rumores, a atriz no ar em Salve Jorge e o craque Neymar assumiram o namoro durante o Carnaval, na Sapucaí Leandro Moraes/UOL, Raquel Espírito Santo e Reprodução/Instagram

Escolhido "mensageiro" de sua tribo, índio brasileiro aprende inglês em Nova York

Ampliar

Escolhido "mensageiro" de sua tribo, índio brasileiro aprende inglês em Nova York 6 fotos

1 / 6
O ativista, líder indígena e cineasta Nilson Tuwe Huni Kui, 29, está vivendo, por nove meses, um cotidiano muito distinto da sua realidade, na cidade de Nova York. Ele vem do povo indígena Kaxinawá, também conhecido como Huni Kiu, de uma aldeia na região amazônica do Acre, com apenas 600 habitantes. Fascinado por tecnologia e por imagens, o jovem líder indígena está na metrópole americana para aprender inglês Ilya Shnitser/BBC
Um ativista, líder indígena e cineasta está vivendo, por nove meses, um cotidiano muito distinto da sua realidade cotidiana - na cidade de Nova York.
Nilson Tuwe Huni Kui, de 29 anos, vem povo indígena Kaxinawá, também conhecido como Huni Kiu, de uma aldeia na região amazônica do Acre com apenas apenas 600 pessoas.

"Cheguei à cidade de Nova York diretamente da Floresta Amazônica ocidental brasileira. É uma viagem muito longa, chega primeiro sua matéria, você chega fisicamente supercansado. De um tempo que vai chegando seu espírito. Porque você vem muito rápido de avião, então seu espírito chega depois'', comenta.
Para chegar à aldeia de Nilson, é preciso realizar uma viagem de barco de cinco dias a partir da cidade mais próxima.
O jovem líder indígena está na metrópole americana para aprender inglês, e conta que o processo de adaptação tem sido complicado.

Choque

''Ao chegar aqui foi um choque, foi uma impressão muito forte. Primeiro, é uma cidade muito grande, com muita gente, de várias partes do mundo, que que falam línguas diferentes, que tem uma culinária diferente e, aqui, o clima é muito frio'', descreve.
Mas, a despeito das dificuldades iniciais, ele preza a experiência e o aprendizado.
''Eu sou filho de uma grande liderança, o meu pai é como se fosse o Obama lá da minha terra. Eu fui educado e escolhido como uma jovem liderança de meu povo, para ser um mensageiro. O meu sonho era poder aprender o inglês, divulgar a cultura do meu povo, conseguir mais parcerias.''
Ele se diz fascinado pela tecnologia e por imagens. ''Eu adoro a tecnologia e adoro trabalhar com filmagem. Através da tecnologia, você pode conhecer o mundo e pode fazer o mundo conhecer melhor o seu mundo. Eu gostaria muito, futuramente, de ser um profissional, na área do audiovisual, para ajudar o meu povo.''
Atualmente, ele prepara um documentário sobre tribos isoladas.

Unilever anuncia recall de suco contaminado com produtos de limpeza

  • Reprodução
A Unilever anunciou um recall de um lote do suco de maçã AdeS por contaminação com produtos de limpeza. A empresa alerta que a ingestão da substância pode provocar queimaduras.
Caso semelhante ocorreu com a Pepsico em 2011, quando alguns lotes do achocolatado Toddynho foram contaminados da mesma forma.
De acordo com o comunicado, cerca de 96 unidades do produto estão inapropriadas para o consumo humano (lote com as iniciais AGB 25, fabricado em 25/02/2013, com validade até 22/12/2013).
As embalagens com o produto contaminado foram distribuídas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
"Nessas unidades, foi identificada uma alteração no seu conteúdo decorrente de uma falha no processo de higienização, que resultou no envase de embalagens com solução de limpeza", disse a Unilever em nota.
De acordo com a empresa, a falha identificada já foi solucionada, e os produtos ainda presentes nos pontos de venda já estão sendo recolhidos.
A empresa solicita que os consumidores verifiquem o produto já adquirido e, caso se trate do lote mencionado, não o consumam e entrem em contato gratuitamente pelo SAC (0800 707 0044), das 8h às 20h, ou pelo e-mail (sac@ades.com.br).

Caso Toddynho

A Pepsico fechou no ano passado um acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Sul e aceitou pagar R$ 420 mil ao Estado por danos decorrentes da venda, em 2011, do achocolatado Toddynho contaminado com detergente.

Em setembro de 2011, alguns lotes da bebida saíram da fábrica contaminados com detergente. Pelo menos 39 notificações de suspeita de intoxicação provocada pelo consumo do produto em 15 cidades foram recebidas pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul.
A comercialização dos produtos da marca chegou a ser suspensa por duas semanas.
Ampliar

Recall de fermento, peru e camisinha; veja casos incomuns14 fotos

4 / 14
Em abril deste ano, o governo dos EUA ordenou o recolhimento de um dispositivo médico que deixou partículas de tungstênio dentro dos seios de mulheres; o dispositivo, conhecido como Axxent FlexiShield Mini, consiste em um implante composto de tungstênio e silicone Leia mais Marcelo Justo/Folha Imagem

Após contaminação, Anvisa suspende produtos com soja da marca Ades

  • Divulgação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e consumo, em todo o território nacional, de todos os lotes de vários produtos da marca Ades por "suspeita de não atenderem às exigências legais e regulamentares" do órgão.

A medida, válida para todo o território nacional, engloba todos os sabores do produto. De acordo com a Anvisa, o consumidor que tiver adquirido os produtos não deve consumi-los.

"Apesar de a Unilever já ter realizado o recall do lote do produto com sabor maçã (96 unidades, segundo informações da empresa), a Anvisa decidiu suspender todos os lotes de todos os sabores, produzidos na linha de produção em que foi identificada a falha, até que a Agência tenha mais informações sobre a verdadeira extensão do problema", disse a Anvisa em nota.
A Unilever se posicionou sobre a suspensão imposta pela Anvisa afirmando que apenas os lotes com o suco de maçã anunciados na semana passada tiveram contaminação (lote com as iniciais AGB 25, fabricado em 25/02/2013, com validade até 22/12/2013).
Em nota, a empresa considera que "todos os demais produtos Ades não correspondentes aos lotes com iniciais 'AG'" estão em "perfeitas condições para consumo".  Mas, obedecendo à ordem da Anvisa, a empresa informou que já iniciou a retirada dos produtos do mercado.
A Unilever afirmou que está passando à Anvisa todas as informações necessárias para tentar revogar a proibição da venda da bebida.

Anvisa vai fiscalizar fábrica com problema

De acordo com a Anvisa, está programada para esta segunda-feira (18), uma inspeção sanitária na fábrica da empresa em Pouso Alegre (MG), na qual serão verificadas as condições de produção do alimento.

A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU). A Anvisa não informou por quanto tempo vale a suspensão.

A suspensão abrange todos os lotes dos seguintes produtos:
  • sabor abacaxi (embalagem de 1 litro);
  • cereais com mel (1 litro); 
  • chá verde com tangerina (1 litro);
  • chá verde com limão (1 litro);
  • chocolate clássico (1 litro);
  • chocolate com coco (1 litro);
  • frapê de coco (1 litro);
  • laranja (1 litro), (1 litro promocional, leve 1 litro pague 900 ml), (1,5 litro); 
  • maçã (1 litro), (1 litro promocional, leve 1 litro pague 900 ml), (1,5 litro);
  • manga (1 litro);
  • maracujá (1 litro);
  • melão (1 litro);
  • morango (1 litro);
  • original (1 litro), (1,5 litro);
  • pêssego (1 litro);
  • shake morango (1 litro);
  • uva (1 litro), (1 litro promocional, leve 1 litro pague 900 ml), (1,5 litro);
  • vitamina banana (1 litro);
  • zero frapê de coco (1 litro);
  • zero laranja (1 litro);
  • zero maçã (1 litro);
  • zero original (1 litro);
  • zero pêssego (1 litro);
  • zero vitamina banana (1 litro);
  • zero uva (1 litro).
Ainda de acordo com a Anvisa, "caso seja verificado que o problema tenha, de fato, sido solucionado  e que não atingiu outros lotes e sabores, os produtos poderão ser, novamente, liberados".

Na semana passada, recall de Ades de maçã de 1,5 litro

Na semana passada, a Unilever já tinha anunciado um recall por contaminação com produtos de limpeza. A empresa alertou que a ingestão da substância poderia provocar queimaduras.
De acordo com a empresa, cerca de 96 unidades do produto estavam impróprias para o consumo humano (lote com as iniciais AGB 25, fabricado em 25/02/2013, com validade até 22/12/2013). As embalagens com o produto contaminado foram distribuídas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
A empresa solicitou que os consumidores verificassem o produto já adquirido e, caso se tratasse do lote mencionado, não o consumissem e entrassem em contato gratuitamente pelo SAC (0800 707 0044), das 8h às 20h, ou pelo e-mail (sac@ades.com.br).
O telefone do SAC estava instável na tarde desta segunda-feira. O UOL tentou entrar em contato e não conseguiu. Em algumas tentativas, ficou mudo, em outras a ligação não foi atendida. Um leitor relatou que ouviu uma mensagem de que o número "foi desativado".
Ampliar

Veja casos de alimentos impróprios para consumo21 fotos

11 / 21
20.mar.2012 - Franquia da rede McDonald"s do shopping Praia de Belas, zona sul de Porto Alegre, é interditada após a Vigilância Sanitária vistoriar o local e encontrar sujeira e insetos, incluindo baratas Leia mais Thomas Peter/Reuters

Projeto quer permitir ingresso de aluno em universidade sem concluir ensino médio

Da Agência Câmara de Notícias
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 4870/12, que permite a estudantes maiores de 16 anos de idade, aprovados em processo seletivo para universidades públicas, ingressar na graduação, mesmo que não tenham terminado o ensino médio. A condição prevista pelo texto do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) é a conclusão do segundo ano.
Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - 9.394/96) exige que o aluno tenha concluído o ensino médio para ingressar na universidade. Patriota argumenta que a lei não acompanhou a evolução dos processos seletivos, e essa exigência não faz mais sentido. “Se o estudante logrou êxito em processo seletivo para universidade pública, não merece ter sua aprovação frustrada”, argumenta.

Maturidade

Para o deputado, a aprovação mostra que o candidato está completo o suficiente para ingressar na graduação. “Esse aluno não merece perder uma conquista tão difícil e importante pelo fato de não ter concluído uma etapa que já demonstrou ter superado”, acrescenta.
Ainda segundo o parlamentar, a lei atual é constantemente questionada na Justiça por candidatos aprovados que não terminaram o nível médio. Na maioria das vezes, os juízes decidem em favor do aluno. “Somente para a Universidade de Brasília [UnB] encontramos 600 ações decididas a favor dos requerentes que pleiteavam uma vaga”, relata.

Tramitação

O projeto tramita em conjunto com o PL 6834/10, que tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Ampliar

Conheça histórias de gente que se superou25 fotos

18 / 25
Nascida em 5 de maio de 1998, Nathaly Gomes Tenório, 14, se tornou a mais jovem estudante da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Após conseguir boas notas no Enem 2012, ela recorreu à Justiça para ter o direito de se matricular em artes visuais Leia mais Gerson Oliveira/Correio do Estado

feedburner do blog

Paginas mais visitadas