Contada
na edição de ontem do Correio, a história de Letícia Peres Mourão é incomum,
porque foi um dos raros casos de mulher escravizada na Europa que teve a coragem
denunciar seus agressores. No entanto, muitas brasileiras tiveram um fim
trágico como o dela. Aos 31 anos, Letícia morreu com um tiro na cabeça, no
Guará, em 2008. Tantas outras foram assassinadas sem sequer conseguir voltar à
terra natal. Goianas, como ela, são as maiores vítimas das máfias da
prostituição internacional. Em média,
20 brasileiras são assassinadas anualmente no exterior em consequência da
exploração sexual. Somente em 2012, sete goianas fizeram parte dessa
estatística. E foi o ano com o menor número de vítimas no século. O estado já
chegou a perder 20 cidadãs assassinadas por conta da atividade em um ano.
Outras 18 desapareceram a cada 12 meses, em média. Os números são da Secretaria
de Assuntos Internacionais do Governo de Goiás, órgão encarregado de dar
assistência aos goianos no exterior e as suas famílias no Brasil.
segunda-feira, 18 de março de 2013
Papa Francisco confirma presença na Jornada Mundial da Juventude
O papa Francisco vai participar
da Jornada Mundial da Juventude, que acontece de 23 a 28 de julho, no Rio de
Janeiro. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, confirmou a presença do
papa no encontro e lembrou que Francisco fala português. Segundo o porta-voz, o
papa se comunica em sete idiomas, inclusive o latim. A jornada é um encontro
mundial promovido pela Igreja Católica Apostólica Romana a cada dois ou três
anos. Os jovens são considerados os protagonistas. O objetivo é divulgar a
religião, incentivar a fé e atrair fiéis. A última Jornada Mundial da Juventude
foi em Madri, na Espanha, em 2011.
O lema da jornada deste ano é:
“Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. Segundo os organizadores, o
objetivo é levar a esperança da qual nasce a fé, assim como a generosidade e o
testemunho da vida cristã. A convocação para a jornada, no Rio de Janeiro, foi
feita pelo papa emérito Bento XVI. O porta-voz evitou confirmar que a visita ao
Brasil será a primeira viagem ao exterior do papa. De acordo com ele, o próprio
Francisco ainda está organizando sua agenda e não é possível confirmar viagens.
Fonte: Agência Brasil
Pânico deixa Marquezine constrangida ao falar de Neymar
Bruna Marquezine ainda não está totalmente à vontade para falar
publicamente sobre seu namoro com Neymar, ainda mais quando o assunto é
‘picante’. Neste domingo, o Pânico na Band deixou a atriz global muito
‘sem graça’ ao perguntar questões da vida íntima do casal.
“Qual fantasia o Neymar mais gosta?”, perguntaram Tucano Huck e o
repórter Vesgo ao encontrá-la na entrada de uma festa. Bruna, que tem
apenas 17 anos, ficou constrangida e saiu sem responder.
O assunto surgiu quando a atriz falou sobre a festa à fantasia que
foi com Neymar em comemoração ao aniversário do cantor Thiaguinho na
semana passada. Bruna estava vestida de Dorothy, do clássico Mágico de
Oz. Já o craque se fantasiou de Quico, um dos personagens do famoso
humorístico mexicano, Chaves.
Ampliar
| Adicionar legenda |
Bruna Marquezine reforça time de beldades que já desfilaram com jogadores de futebol25 fotos
1 / 25
Bruna
Marquezine entrou para o time de famosas e beldades que já se
envolveram com jogadores de futebol. Após meses de rumores, a atriz no
ar em Salve Jorge e o craque Neymar assumiram o namoro durante o
Carnaval, na Sapucaí Leandro Moraes/UOL, Raquel Espírito Santo e Reprodução/Instagram
Escolhido "mensageiro" de sua tribo, índio brasileiro aprende inglês em Nova York
Ampliar
O
ativista, líder indígena e cineasta Nilson Tuwe Huni Kui, 29, está
vivendo, por nove meses, um cotidiano muito distinto da sua realidade,
na cidade de Nova York. Ele vem do povo indígena Kaxinawá, também
conhecido como Huni Kiu, de uma aldeia na região amazônica do Acre, com
apenas 600 habitantes. Fascinado por tecnologia e por imagens, o jovem
líder indígena está na metrópole americana para aprender inglês Ilya Shnitser/BBC
Um ativista, líder indígena e cineasta está vivendo, por nove meses, um
cotidiano muito distinto da sua realidade cotidiana - na cidade de Nova
York.
Nilson Tuwe Huni Kui, de 29 anos, vem povo indígena Kaxinawá, também
conhecido como Huni Kiu, de uma aldeia na região amazônica do Acre com
apenas apenas 600 pessoas.
"Cheguei à cidade de Nova York diretamente da Floresta Amazônica ocidental brasileira. É uma viagem muito longa, chega primeiro sua matéria, você chega fisicamente supercansado. De um tempo que vai chegando seu espírito. Porque você vem muito rápido de avião, então seu espírito chega depois'', comenta.
"Cheguei à cidade de Nova York diretamente da Floresta Amazônica ocidental brasileira. É uma viagem muito longa, chega primeiro sua matéria, você chega fisicamente supercansado. De um tempo que vai chegando seu espírito. Porque você vem muito rápido de avião, então seu espírito chega depois'', comenta.
Para chegar à aldeia de Nilson, é preciso realizar uma viagem de barco de cinco dias a partir da cidade mais próxima.
O jovem líder indígena está na metrópole americana para aprender
inglês, e conta que o processo de adaptação tem sido complicado.
Choque
''Ao chegar aqui foi um choque, foi uma impressão muito forte.
Primeiro, é uma cidade muito grande, com muita gente, de várias partes
do mundo, que que falam línguas diferentes, que tem uma culinária
diferente e, aqui, o clima é muito frio'', descreve.
Mas, a despeito das dificuldades iniciais, ele preza a experiência e o aprendizado.
''Eu sou filho de uma grande liderança, o meu pai é como se fosse o
Obama lá da minha terra. Eu fui educado e escolhido como uma jovem
liderança de meu povo, para ser um mensageiro. O meu sonho era poder
aprender o inglês, divulgar a cultura do meu povo, conseguir mais
parcerias.''
Ele se diz fascinado pela tecnologia e por imagens. ''Eu adoro a
tecnologia e adoro trabalhar com filmagem. Através da tecnologia, você
pode conhecer o mundo e pode fazer o mundo conhecer melhor o seu mundo.
Eu gostaria muito, futuramente, de ser um profissional, na área do
audiovisual, para ajudar o meu povo.''
Atualmente, ele prepara um documentário sobre tribos isoladas.
Unilever anuncia recall de suco contaminado com produtos de limpeza
-
Reprodução
A Unilever anunciou um recall de um lote do suco de maçã AdeS por
contaminação com produtos de limpeza. A empresa alerta que a ingestão da
substância pode provocar queimaduras.
Caso semelhante ocorreu com a Pepsico em 2011, quando alguns lotes do achocolatado Toddynho foram contaminados da mesma forma.
De acordo com o comunicado, cerca de 96 unidades do produto estão
inapropriadas para o consumo humano (lote com as iniciais AGB 25,
fabricado em 25/02/2013, com validade até 22/12/2013).
As embalagens com o produto contaminado foram distribuídas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
"Nessas unidades, foi identificada uma alteração no seu conteúdo
decorrente de uma falha no processo de higienização, que resultou no
envase de embalagens com solução de limpeza", disse a Unilever em nota.
De acordo com a empresa, a falha identificada já foi solucionada, e os
produtos ainda presentes nos pontos de venda já estão sendo recolhidos.
A empresa solicita que os consumidores verifiquem o produto já
adquirido e, caso se trate do lote mencionado, não o consumam e entrem
em contato gratuitamente pelo SAC (0800 707 0044), das 8h às 20h, ou
pelo e-mail (sac@ades.com.br).
Caso Toddynho
A Pepsico fechou no ano passado um acordo com o Ministério Público do
Rio Grande do Sul e aceitou pagar R$ 420 mil ao Estado por danos
decorrentes da venda, em 2011, do achocolatado Toddynho contaminado com
detergente.
Em setembro de 2011, alguns lotes da bebida saíram da fábrica contaminados com detergente. Pelo menos 39 notificações de suspeita de intoxicação provocada pelo consumo do produto em 15 cidades foram recebidas pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul.
Em setembro de 2011, alguns lotes da bebida saíram da fábrica contaminados com detergente. Pelo menos 39 notificações de suspeita de intoxicação provocada pelo consumo do produto em 15 cidades foram recebidas pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul.
A comercialização dos produtos da marca chegou a ser suspensa por duas semanas.
Ampliar
Em
abril deste ano, o governo dos EUA ordenou o recolhimento de um
dispositivo médico que deixou partículas de tungstênio dentro dos seios
de mulheres; o dispositivo, conhecido como Axxent FlexiShield Mini,
consiste em um implante composto de tungstênio e silicone Leia mais Marcelo Justo/Folha Imagem
Após contaminação, Anvisa suspende produtos com soja da marca Ades
-
Divulgação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a
suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e consumo, em
todo o território nacional, de todos os lotes de vários produtos da
marca Ades por "suspeita de não atenderem às exigências legais e
regulamentares" do órgão.
A medida, válida para todo o território nacional, engloba todos os sabores do produto. De acordo com a Anvisa, o consumidor que tiver adquirido os produtos não deve consumi-los.
"Apesar de a Unilever já ter realizado o recall do lote do produto com sabor maçã (96 unidades, segundo informações da empresa), a Anvisa decidiu suspender todos os lotes de todos os sabores, produzidos na linha de produção em que foi identificada a falha, até que a Agência tenha mais informações sobre a verdadeira extensão do problema", disse a Anvisa em nota.
A medida, válida para todo o território nacional, engloba todos os sabores do produto. De acordo com a Anvisa, o consumidor que tiver adquirido os produtos não deve consumi-los.
"Apesar de a Unilever já ter realizado o recall do lote do produto com sabor maçã (96 unidades, segundo informações da empresa), a Anvisa decidiu suspender todos os lotes de todos os sabores, produzidos na linha de produção em que foi identificada a falha, até que a Agência tenha mais informações sobre a verdadeira extensão do problema", disse a Anvisa em nota.
A Unilever se posicionou sobre a suspensão imposta pela Anvisa
afirmando que apenas os lotes com o suco de maçã anunciados na semana
passada tiveram contaminação (lote com as iniciais AGB 25, fabricado em 25/02/2013, com validade até 22/12/2013).
Em nota, a empresa considera que "todos os demais produtos Ades não
correspondentes aos lotes com iniciais 'AG'" estão em "perfeitas
condições para consumo". Mas, obedecendo à ordem da Anvisa, a empresa
informou que já iniciou a retirada dos produtos do mercado.
A Unilever afirmou que está passando à Anvisa todas as informações
necessárias para tentar revogar a proibição da venda da bebida.
Anvisa vai fiscalizar fábrica com problema
De acordo com a Anvisa, está programada para esta segunda-feira (18),
uma inspeção sanitária na fábrica da empresa em Pouso Alegre (MG), na
qual serão verificadas as condições de produção do alimento.
A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU). A Anvisa não informou por quanto tempo vale a suspensão.
A suspensão abrange todos os lotes dos seguintes produtos:
A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU). A Anvisa não informou por quanto tempo vale a suspensão.
A suspensão abrange todos os lotes dos seguintes produtos:
- sabor abacaxi (embalagem de 1 litro);
- cereais com mel (1 litro);
- chá verde com tangerina (1 litro);
- chá verde com limão (1 litro);
- chocolate clássico (1 litro);
- chocolate com coco (1 litro);
- frapê de coco (1 litro);
- laranja (1 litro), (1 litro promocional, leve 1 litro pague 900 ml), (1,5 litro);
- maçã (1 litro), (1 litro promocional, leve 1 litro pague 900 ml), (1,5 litro);
- manga (1 litro);
- maracujá (1 litro);
- melão (1 litro);
- morango (1 litro);
- original (1 litro), (1,5 litro);
- pêssego (1 litro);
- shake morango (1 litro);
- uva (1 litro), (1 litro promocional, leve 1 litro pague 900 ml), (1,5 litro);
- vitamina banana (1 litro);
- zero frapê de coco (1 litro);
- zero laranja (1 litro);
- zero maçã (1 litro);
- zero original (1 litro);
- zero pêssego (1 litro);
- zero vitamina banana (1 litro);
- zero uva (1 litro).
Ainda de acordo com a Anvisa, "caso seja verificado que o problema
tenha, de fato, sido solucionado e que não atingiu outros lotes e
sabores, os produtos poderão ser, novamente, liberados".
Na semana passada, recall de Ades de maçã de 1,5 litro
Na semana passada, a Unilever já tinha anunciado um recall por contaminação com produtos de limpeza. A empresa alertou que a ingestão da substância poderia provocar queimaduras.
De acordo com a empresa, cerca de 96 unidades do produto estavam impróprias para o consumo humano (lote com as iniciais AGB 25, fabricado em 25/02/2013, com validade até 22/12/2013). As embalagens com o produto contaminado foram distribuídas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
A empresa solicitou que os consumidores verificassem o produto já
adquirido e, caso se tratasse do lote mencionado, não o consumissem e
entrassem em contato gratuitamente pelo SAC (0800 707 0044), das 8h às
20h, ou pelo e-mail (sac@ades.com.br).
O telefone do SAC estava instável na tarde desta segunda-feira. O UOL
tentou entrar em contato e não conseguiu. Em algumas tentativas, ficou
mudo, em outras a ligação não foi atendida. Um leitor relatou que ouviu
uma mensagem de que o número "foi desativado".
Projeto quer permitir ingresso de aluno em universidade sem concluir ensino médio
Da Agência Câmara de Notícias
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 4870/12, que permite a
estudantes maiores de 16 anos de idade, aprovados em processo seletivo
para universidades públicas, ingressar na graduação, mesmo que não
tenham terminado o ensino médio. A condição prevista pelo texto do
deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) é a conclusão do segundo ano.
Conheça algumas histórias
- Ainda no ensino médio, aluno passa em seis faculdades de medicina e recorre à Justiça para poder cursar
- Aluna de 14 anos passa em 5° lugar na UFMS e Justiça garante matrícula
- Jovem de 15 anos é aprovado e vai cursar Medicina no Ceará
- Estudante de 15 anos aprovada no Sisu consegue matrícula na UFMS
- Garota de 16 anos ganha o direito de cursar medicina sem terminar ensino médio
Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB -
9.394/96) exige que o aluno tenha concluído o ensino médio para
ingressar na universidade. Patriota argumenta que a lei não acompanhou a
evolução dos processos seletivos, e essa exigência não faz mais
sentido. “Se o estudante logrou êxito em processo seletivo para
universidade pública, não merece ter sua aprovação frustrada”,
argumenta.
Maturidade
Para o deputado, a aprovação mostra que o candidato está completo o
suficiente para ingressar na graduação. “Esse aluno não merece perder
uma conquista tão difícil e importante pelo fato de não ter concluído
uma etapa que já demonstrou ter superado”, acrescenta.
Ainda segundo o parlamentar, a lei atual é constantemente questionada
na Justiça por candidatos aprovados que não terminaram o nível médio. Na
maioria das vezes, os juízes decidem em favor do aluno. “Somente para a
Universidade de Brasília [UnB] encontramos 600 ações decididas a favor
dos requerentes que pleiteavam uma vaga”, relata.
Tramitação
O projeto tramita em conjunto com o PL 6834/10, que tem caráter
conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de
Constituição e Justiça e de Cidadania.
Ampliar
Nascida
em 5 de maio de 1998, Nathaly Gomes Tenório, 14, se tornou a mais jovem
estudante da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Após
conseguir boas notas no Enem 2012, ela recorreu à Justiça para ter o
direito de se matricular em artes visuais Leia mais Gerson Oliveira/Correio do Estado
Assinar:
Postagens (Atom)
feedburner do blog
Paginas mais visitadas
-
O prazo de envio da declaração de Imposto de Renda de 2013 termina daqui a um mês, em 30 de abril. Segundo o último balanço ...
-
Algumas substâncias são definitivamente polêmicas. Entra ano, sai ano, independentemente do número de novas pesquisas científicas que, ac...
-
Ervas aromáticas, máscaras e hidratação relaxam e refrescam Um dos maiores prazeres do verão é tomar banho. A água, de preferência...

