sexta-feira, 12 de abril de 2013

Dispositivo encontra células cancerígenas circulantes no sangue de pacientes


Os médicos costumam diagnosticar o câncer por meio do procedimento da biópsia, que pode ser invasivo e caro. A melhor maneira de diagnosticar a doença seria detectar as células tumorais que flutuam na corrente sanguínea, mas esse teste é de difícil desenvolvimento, já que as células cancerígenas circulantes são raras e é difícil separá-las das várias células que circulam no sangue.



Os médicos costumam diagnosticar o câncer por meio do procedimento da biópsia, que pode ser invasivo e caro. A melhor maneira de diagnosticar a doença seria detectar as células tumorais que flutuam na corrente sanguínea, mas esse teste é de difícil desenvolvimento, já que as células cancerígenas circulantes são raras e é difícil separá-las das várias células que circulam no sangue.
Agora, pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts e da Escola de Medicina de Harvard dizem ter fabricado um dispositivo microfluídico capaz de capturar rapidamente quase todos os tipos de célula tumoral, um avanço que pode vir um dia a possibilitar que exames de sangue simples detectem ou rastreiem o câncer.
Outros dispositivos semelhantes também disponíveis – entre os quais versões anteriores desenvolvidas pelos autores do estudo recém-publicado online na revista Science Translational Medicine – dependem de biomarcadores de tumores específicos presentes na superfície das células para aparecerem em uma amostra de sangue, o que significa que nem todos os dispositivos funcionam para todos os tipos de câncer. Além disso, a eficiência com que as células tumorais se formam a partir de outros tipos de células é geralmente baixa e o processo é demorado. É raro encontrar células de tumores circulantes em uma amostra de sangue qualquer, podendo haver apenas uma célula tumoral a cada bilhão de células.
O novo dispositivo representa um "importante avanço em relação a outros dispositivos microfluídicos", diz Peter Kuhn, pesquisador de células tumorais dispersas do Instituto de Pesquisa Scripps. Kuhn não esteve envolvido no estudo. O dispositivo combina técnicas microfluídicas já existentes de triagem de células em um único dispositivo, diz ele. Como resultado, é possível extrair as células tumorais de uma amostra de sangue mais rapidamente e sem conhecimento prévio das suas características moleculares.
Segundo Mehmet Toner, diretor do Centro de Recursos BioMicroElectroMechanical Systems do Hospital Geral de Massachusetts, e seus colegas, seu mais recente chip é capaz de isolar células tumorais circulantes no sangue e pode vir a ser aplicado a todos os tipos de câncer. "No caso do nosso chip anterior, era necessário ter dados da superfície das células tumorais", diz Toner. Eram dispositivos nos quais uma pequena amostra de sangue atravessava câmaras microfluídicas, algumas das quais continham um anticorpo que se acoplava a células tumorais. Esse sistema também levava de quatro a cinco horas para processar uma única amostra de sangue. "Porém, para fins de detecção precoce e utilização em praticamente todos os tipos de câncer, era necessário aumentar o rendimento e torná-lo independente do tipo de tumor", diz ele.

Ivete Sangalo e Monica Iozzi dão selinho em apoio ao romance de Daniela Mercury

Ivete Sangalo e Monica Iozzi dão selinho em apoio ao romance de Daniela Mercury



Ivete Sangalo e Monica Iozzi dão selinho em apoio ao romance de Daniela Mercury - 1 (© Reprodução, TV Band)
Próxima
Anterior
Reprodução, TV BandMOSTRAR MINIATURAS
Anterior1 de 6Próxima
Ivete Sangalo participou do quadro "Nemfu" do programa "CQC" da TV Band e deu um selinho na repórter Monica Iozzi, que demonstrou a sua animação no Twitter: "Hoje gravei o 'Nemfu' com a maior diva deste país: Ivete Sangalo!". O objetivo do beijo foi demonstrar apoio à relação homoafetiva de Daniela Mercury com a jornalista Malu Verçosa. A cena vai ao ar na próxima segunda-feira (15).
Daniela assumiu o relacionamento com Malu por meio de uma publicação em rede social no dia 3 de abril. A artista postou fotos românticas e escreveu na legenda: "Malu agora é minha esposa, minha família e minha inspiração pra cantar".

Ivete Sangalo, que vai atacar de atriz no cinema interpretando a mãe de Crô, personagem de Marcelo Serrado, ja havia parabenizado a conterrânea pelo romance em sua conta do Twitter: "Meu bom dia especial de hoje vai para Daniela Mercury. Seja muito feliz, querida. Você é um luxo! Muito amor!".
A cantora também participou de uma gravação para o "Esporte Espetacular" encarando uma aula de zumba com Glenda Kozlowski. A apresentadora publicou fotos com Ivete em seu Instagram e foi só elogios à diva do axé: "Ô, coisa amada! Querida! Furacão. Rainha. Energia pura!".

PF abre inquérito para apurar envolvimento de Lula no mensalão


Procedimento é resposta a pedido da Procuradoria para formalizar apuração do depoimento de Marcos Valério contra o ex-presidente



PF abre inquérito para apurar envolvimento de Lula no mensalão
"Lula evitou comentar investigação da PF"
A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve participação no caso do mensalão, de acordo com acusações feitas pelo empresário Marcos Valério em setembro do ano passado. O procedimento formaliza o pedido de apuração feito pela Procuradoria da República no Distrito Federal, na semana passada.
Segundo a assessoria da PF, o caso ficará sob responsabilidade da Delegacia de Combate a Crimes Financeiros e tem prazo de 30 dias para analisar as informações. É o primeiro inquérito aberto formalmente para investigar o conteúdo do depoimento de Valério, condenado a mais de 40 anos de prisão por operar o mensalão. O ex-presidente evitou comentar o assunto.
À Procuradoria-Geral da República, o empresário afirmou que Lula sabia do esquema e teve despesas pessoais pagas com dinheiro do esquema, conforme o Estado revelou em dezembro. De acordo com o empresário, o ex-presidente teria negociado, no início de seu mandato, repasses ilegais para o PT com Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Carne vermelha: como deixá-la menos gordurosa e mais nutritiva

Nutricionistas sugerem modo de preparo para cortes duros ganharem maciez


Brasileiros são grandes consumidores de carne vermelha. O alimento pode marcar um almoço em família, está disponível em self-services e nunca falta em um bom churrasco. A recomendação geral, entretanto, é de que a ingestão de carne seja limitada a até três vezes por semana para não aumentar os níveis de colesterol e gordura no sangue. Parece pouco? "Lembre-se de que o consumo de frango, peixe e ovos também deve fazer parte do cardápio semanal", aponta a nutricionista Cátia Medeiros, da Atual Nutrição, em São Paulo. Mas não é apenas a quantidade que importa. A qualidade do que se come também desempenha papel fundamental na dieta. Por isso, investigamos as principais características da carne vermelha que devem ser levadas em conta nas suas próximas compras. Confira:

Cortes magros x cortes gordos

Segundo a nutricionista Barbara Gerbasi Ortolani, da RG Nutri, em São Paulo, os cortes que apresentam maior quantidade de gordura são a costela, com 28 g de gordura a cada 100 g de carne; a fraldinha, com 26 g de gordura a cada 100 g de carne e a picanha, com 20 g de gordura a cada 100 g de carne. Já os cortes mais magros são o patinho, a maminha e o músculo, com 7 g de gordura a cada 100 g de carne. Vale lembrar que 100 g é o peso de um bife de tamanho médio. Além disso, boa parte das calorias das carnes mais gordurosas pode ser dispensada com a eliminação da gordura aparente. Um pedaço de 100 g picanha pode perder até 80 calorias desprezando-se a gordura aparente. O mesmo peso de contra filé pode perder até 121 calorias com o procedimento.
Carne vermelha - Foto Getty Images

Textura

"A maciez da carne varia não só conforme o corte, mas também de acordo com a criação e a idade do animal, a quantidade de gordura, entre outros fatores", afirma a nutricionista Barbara. Via de regra, os músculos são os cortes mais rígidos, enquanto que as partes macias coincidem com as que o animal menos exercita. Filé mignon, alcatra e picanha são os que mais se destacam quando o assunto é carne macia. Peito e acém, por outro lado, são carnes mais duras. Uma dica de preparo para tentar amaciar os cortes mais rígidos é deixá-lo descansando com o tempero por cerca de quatro horas. Uma dica é adicionar abacaxi e mamão nessa fase antes de ir à panela. Essas frutas podem ajudar na quebra da proteína, graças às enzimas bromelina e papaína, respectivamente, amaciando a carne.
Nervos da carne vermelha - Foto Getty Images

Nervos

Fraldinha, coxão mole e músculo são peças que costumam apresentar mais nervos, mas, segundo a nutricionista Cátia, geralmente só é possível identificar tais características conforme a peça é cortada. Assim, é preciso ficar atento ao sentido das fibras na hora de cortar os bifes para que os pedaços fiquem macios. O segredo é deslizar a faca na transversal seguindo o desenho das fibras.
Carne fresca - Foto Getty Images

Carne fresca

Na hora de comprar uma peça de carne, escolha um estabelecimento confiável, limpo e organizado. Verifique, então, se a carne está sob refrigeração, com exceção das carnes secas e outros embutidos. Cheque também a data de validade do produto. "O excesso de sangue nas bandejas pode indicar refrigeração inadequada", alerta a nutricionista Barbara. Por fim, outros sinais que indicam que a carne está fresca são: gordura branca ou amarela-pálida, coloração vermelho-vivo com brilho e sem manchas escuras, odor característico (que não incomode) e elasticidade. "Ao pressionar o dedo sobre a peça, a carne deve oferecer alguma resistência, mas afundar e logo voltar à posição original", explica a profissional.
Nutrientes da carne vermelha - Foto Getty Images

Nutrientes

Carnes são ótimas fontes de proteína de alto valor biológico, ferro, zinco e vitamina B12. "Para se ter uma ideia, um pedaço de 100 g de contra-filé grelhado sem gordura contribui com 47% da quantidade proteica recomendada para um dia, 20% de ferro e 109% (mais do que todo o necessário em um dia) de zinco", mostra a nutricionista Barbara. Quem busca aumentar apenas ingestão de ferro, entretanto, deve investir no fígado. Já a picanha e o miolo de alcatra se mostram ricos em ferro e zinco. Patinho e acém são referência quando se fala em zinco.
Carne moída - Foto Getty Images

Carne moída

Pedir para moer na hora ou comprar a carne já moída? Segundo a nutricionista Cátia, o ideal é realizar o processo na hora da compra mesmo. "Solicitando a manipulação no momento em que você adquire o produto, há maior segurança quanto ao corte e à higiene", explica. Assim, o ideal é pedir um corte magro em que a gordura aparente seja retirada. Recomenda-se ainda que o alimento seja consumido em pouco tempo, pois a moagem muda a estrutura original da carne, podendo intensificar a ocorrência de reações químicas que podem reduzir seu prazo de validade.

Modo de preparo

"Para todos os cortes de carne é recomendado optar por preparos que demandem baixa quantidade de gordura, como assados, grelhados e cozidos", sugere a nutricionista Barbara. As carnes mais macias costumam apresentar bons resultados em qualquer um dos tipos, mas as de textura mais rígida podem ficar muito duras quando grelhadas. Outro fator que pode influenciar na maciez é o ponto da carne. Quanto mais bem passada, menos macia ficará.

Comer várias vezes ao dia pode prevenir obesidade infantil

Fazer mais de três refeições por dia acelera metabolismo e reduz a fome, diz estudo


A regra de ouro da alimentação saudável que ensina fracionar as refeições ao longo do dia parece não ser benéfica apenas para adultos, quando o assunto é manter o peso sob controle. Pesquisadores da Harokopio University, na Grécia, descobriram que crianças que fazem mais de três refeições ao dia tendem a ser mais magras do que aquelas que apenas almoçam, jantam e tomam café da manhã. Os resultados do estudo foram publicados no dia 08 de Abril na revista Pediatrics.

Para chegar às conclusões, os autores fizeram uma revisão de outros 11 estudos, envolvendo cerca de 19.000 participantes com idades entre 2 a 19 anos. Os trabalhos analisados comparavam crianças que ingeriam pequenas refeições espalhadas ao longo do dia com aquelas que comiam com menos frequência. No final da análise, os cientistas notaram que as crianças que faziam mais refeições eram 22% menos propensas a ter excesso de peso ou obesidade, se comparadas com aquelas que faziam apenas três grandes refeições. As descobertas também mostram que essa relação é mais forte em meninos.

Os autores afirmam que são necessários estudos com períodos maiores de acompanhamento para comprovar uma relação direta de causa e efeito. Alguns fatores que podem explicar a relação são que comer frequentemente mantém o metabolismo funcionando melhor, ou então que as refeições espalhadas deixam as crianças com menos fome, e por conta disso as porções são menores nas grandes refeições. O que está claro, dizem os estudiosos, é que é fundamental controlar o que o seu filho come e as calorias totais ingeridas no dia - se seu filho está comendo com frequência, mas está comendo fast food, é provável que ele não mantenha o peso ideal.

Proteja seu filho da obesidade infantil
Manter as crianças dentro de uma dieta saudável dá trabalho, principalmente quando elas adoram ir ao supermercado e ficam com olhos gulosos para cima das prateleiras de salgadinhos, doces e congelados. Segundo dados do Ministério da Saúde, uma em cada três crianças no Brasil está acima do peso, podendo chegar à obesidade infantil - situação em que os quilos sobrando já são encarados como doença. "Educar o paladar das crianças é a melhor forma de evitar problemas com a balança na idade adulta", afirma a nutricionista Raquel Maranhão, da empresa BeSlim. Ela e outros especialistas listam uma série de guloseimas campeãs de popularidade entre a turma infantil, mas que devem ser consumidas com muita moderação:
Alimentos congelados
Hambúrgueres, empanados de frango, lasanhas e outras refeições prontas podem levar a obesidade, hipertensão e aumento do risco de doenças cardiovasculares. Segundo a nutricionista Raquel Maranhão, da empresa BeSlim, esse tipo de alimento possui um alto teor de gordura, sódio e conservantes. "O ideal é consumi-los, no máximo, uma vez por semana e prepara-los grelhados ou assados ao forno, evitando a adição de óleos e molhos gordurosos", diz. A frequência com que esses alimentos devem ser consumidos é de uma a duas vezes ao mês.  
salsicha com salada e batata frita - Foto: Getty Images Salsicha
Paixão da maioria das crianças, as salsichas são comumente consumidas em lanches, acompanhadas de condimentos, purê de batatas, queijos amarelos e pão branco. Essa combinação acaba acrescentando muitas gorduras à refeição. "A melhor forma de consumir a salsicha é em uma refeição padrão, com arroz, feijão e legumes", conta Raquel Maranhão. Outro problema das salsichas é que elas são preparadas com restos de carnes de animais, incluindo partes altamente gordurosas, fora os conservantes e produtos utilizados para realçar o sabor.

A nutricionista explica que o melhor é evitar a adição de sal, molhos, óleos e demais gorduras à preparação. "Além de cozidas em água, as salsichas também podem ser feitas na forma grelhada ou cozida ao forno", completa. Outra dica é optar pela salsicha de frango, mais saudável que a versão com carne vermelha. O consumo deve ser feito no máximo de 15 em 15 dias.
hambúrguer com batata frita - Foto: Getty Images Fast Food
Esse é outro vilão famoso amado pela maioria das crianças. Rico em sal, gordura e conservantes, os fast foods devem ser evitados e no seu lugar consumidos os lanches naturais. A nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, afirma que o fast food pode ser consumido uma vez por mês no máximo. "Ao escolher o lanche, é importante dar preferência aos sucos, hambúrgueres de frango ou peixe e lanches que contenham saladas, além de evitar molhos, batata frita e não adicionar catchup ou mostarda à refeição".
frango e batata fritos - Foto: Getty Images Frituras
"Para que o alimento seja frito, é utilizada uma grande quantidade de óleo e isso prejudica a saúde do coração, além de acrescentar muitas calorias ao prato", afirma Raquel Maranhão. Segundo a nutricionista, as preparações empanadas são ainda mais prejudiciais e calóricas, pois levam farinhas em sua preparação. "O ideal é sempre optar por preparações grelhadas, cozidas ou assadas, que são muito saborosas e bem recebidas pelas crianças." 
doces - Foto: Getty Images Guloseimas
Balas, chocolates e outros doces, geralmente, são bombas de açúcar, que não só podem levar ao ganho de peso como ao aparecimento de cáries. A nutricionista Paula Castilho dá a dica: "Podemos optar por balas de goma sem açúcar, gelatinas, frutas mais doces como a banana ou outras frutas com adição de mel". Se você não quer eliminar as guloseimas do cardápio dos seus filhos, restrinja o consumo a porções de 30 gramas, três vezes por semana.
batata chips - Foto: Getty Images Salgadinhos industrializados
Que criança não gosta de comer um pacote de salgadinhos entre as refeições ou durante um passeio com a família? Se o seu filho é amante desses produtos, prefira as versões assadas ou de soja, que têm menos gorduras (a embalagem informa a forma de preparo). "Algumas marcas já vendem salgadinhos sem conservantes e até mesmo integrais, duas ótimas opções", afirma Paula Castilho. Entretanto, o consumo de salgadinhos também deve se limitar a duas vezes por mês no máximo.
bolachas recheadas - Foto: Getty Images Bolinhos e bolachas recheadas
De acordo com as nutricionistas, esses alimentos são ricos em gordura trans e colesterol, tornando-se uma ameaça à saúde do seu filho de consumidos em excesso. "Da mesma forma que os salgadinhos, a frequência de consumo é de uma ou duas vezes ao mês e em pequenas quantidades, como uma unidade de bolinho ou três unidades de bolacha", afirma Raquel Maranhão. Nestes casos, ela firma que a melhor opção são os biscoitos de aveia, mais saudáveis e apetitosos.
Lanches da escola
Apesar de os lanches da cantina serem assados, eles oferecem recheios muito gordurosos, à base de queijos amarelos e calabresa. As nutricionistas afirmam que a melhor opção é sempre o lanche feito em casa, pois assim a quantidade e os ingredientes adicionados têm a procedência e a quantidade controlada, além da possibilidade de variar o cardápio e deixar a dieta da criança mais rica. "As melhores opções são lanches feitos com queijo branco e verduras", afirma Raquel Maranhão. 

Conheça os 10 maiores fatores de risco para doenças

Diabetes, tabagismo e até poluição entra na lista de problemas



Um conjunto de estudos recentemente publicado na revista científica The Lancet apontou que embora as pessoas estejam vivendo mais, a qualidade de vida decaiu. O principal motivo para esse quadro é a adoção de hábitos pouco saudáveis ao longo da vida e a convivência com doenças na velhice, principalmente as crônicas.

Frente a esse cenário, a pesquisa listou os 10 maiores fatores de risco para doenças. Observe que todos podem ser controlados ou evitados com medidas simples e, por isso, cada vez mais, órgãos e profissionais de saúde têm trabalhado para acabar com a mentalidade de que médicos só devem ser procurados ao sinal de problemas. "Para reduzir os gastos e melhorar a qualidade de vida da população, nada melhor do que prevenção", afirma o pneumologista Ricardo Luiz de Melo, do Hospital Universitário de Brasília. Confira a lista:

Hipertensão

"A hipertensão é uma doença silenciosa, ou seja, quando apresenta sintomas já pode ter causado danos irreversíveis ao organismo", aponta o clínico geral Claudio Miguel Rufino, da Escola Paulista de Medicina da Unifesp. Segundo ele, o trabalho dos vasos sanguíneos sob pressão anormal favorece uma série de complicações que podem culminar em infarto, AVC ou até óbito. Por isso, recomenda-se medir a pressão arterial uma vez por ano ou com maior frequência, quando há casos de pessoas com a doença na família. Dieta equilibrada e prática regular de exercícios também são medidas eficazes para controle e prevenção da hipertensão.
Cigarro sendo apagado - Foto Getty Images

Tabagismo

Segundo o pneumologista Ricardo, é normal as pessoas associarem o tabagismo apenas ao câncer de pulmão, mas esta não é a única consequência decorrente do hábito de fumar. "Câncer de boca, câncer de bexiga, câncer de útero, infarto, bronquite, AVC e inúmeras outras doenças estão ligadas ao cigarro", aponta. Assim, quanto antes o hábito for interrompido, maior a chance de melhorar a qualidade de vida. Vale lembrar ainda que os benefícios do abandono do vício não são refletidos somente no futuro. "É possível notar a melhora do gosto dos alimentos e uma maior resistência respiratória logo nos primeiros dias sem cigarro", conta.
Mulher com garrafa de vodka - Foto Getty Images

Alcoolismo

O alcoolismo costuma ter como principal órgão alvo o fígado, causando cirrose. Entretanto, a ingestão exagerada pode gerar problemas como gastrite e até quadros psiquiátricos. A dependência não está relacionada somente com a frequência com que um indivíduo consome bebidas alcoólicas, mas também com a quantidade. Assim, mesmo bebendo uma vez por semana, uma pessoa pode ser considerada vítima da doença caso não tenha qualquer parâmetro de moderação. De acordo com o clínico-geral Claudio, por ser socialmente aceito, o consumo de álcool começa a ser incentivado pela família ainda na infância.
Limpeza da casa - Foto Getty Images

Poluição dentro de casa

É impossível eliminar todos os agentes desencadeadores de problemas respiratórios, como a rinite alérgica, em uma cidade urbanizada, por isso, devemos, pelo menos, manter a limpeza do lar em dia. "A poluição externa também se deposita dentro de casa e nós mesmos somos responsáveis pelo acúmulo de pó, ácaros e pelos, alguns dos principais vilões quando o assunto é saúde respiratória", explica o pneumologista Ricardo. Assim, além da higiene dos móveis, objetos e do chão, recomenda-se trocar as roupas de cama regularmente.
Mulher escolhendo frutas no supermercado - Foto Getty Images

Baixo consumo de frutas

"Frutas são alimentos naturais facilmente digeridos e fonte de vitaminas e minerais fundamentais para o organismo", afirma o clínico-geral Alfredo Salim Helito, do Hospital Sírio-Libanês. De acordo com o especialista, quem consome poucas frutas tende a dar espaço para alimentos pouco saudáveis, industrializados e gordurosos. Com o tempo, a má alimentação pode não só favorecer problemas, como diabetes, como ainda pode levar ao desenvolvimento de um câncer no tubo digestivo, como o câncer de estômago ou o câncer de intestino. Nutricionistas recomendam a ingestão de, no mínimo, três porções de frutas diariamente.
Mulher se pesando - Foto Getty Images

Obesidade

Embora tenha influência genética, a obesidade também está ligada a hábitos de vida e o número crescente de vítimas do problema mostra que cada vez mais pessoas cultivam uma dieta desregrada e o sedentarismo. "A doença é porta de entrada para problemas cardíacos, diabetes, problemas articulares e insuficiência vascular", explica o clínico-geral Claudio. A prevenção, por sua vez, começa na infância, aprendendo a montar um prato equilibrado e sabendo como fazer opções saudáveis mesmo fora de casa.
Mulher aplicando insulina - Foto Getty Images

Diabetes

Há dois tipos de diabetes, aquele que surge logo na infância e não tem causa conhecida (diabetes tipo 1) e aquele que costuma se desenvolver na idade adulta e está diretamente ligado a hábitos de vida (diabetes tipo 2). Enquanto o primeiro exige controle desde cedo, o segundo nem sempre é descoberto precocemente. "Isso aumenta o risco de complicações, como insuficiência renal, disfunção erétil, infarto, entre outros problemas, e dificulta o controle da doença", explica o clínico-geral Alfredo. Para se prevenir, nada como uma dieta com muitos vegetais e a prática regular de exercícios.
Bebê na balança - Foto Getty Images

Baixo peso infantil

"A desnutrição infantil acarreta uma série de dificuldades na vida adulta, porque é nesta fase que nosso sistema imunológico e neurológico amadurece", alerta o clínico-geral Alfredo. Com as defesas do corpo debilitadas, o indivíduo fica mais suscetível a contrair doenças infecciosas e com a cognição prejudicada, encontra dificuldade de aprender e reter informações. Vale lembrar que criança gordinha não é sinônimo de criança bem alimentada. "Ela pode estar com deficiência de inúmeros nutrientes e, ainda assim, apresentar um bom peso, caso sua dieta não seja equilibrada", complementa.
Fumaça dos carros - Foto Getty Images

Poluição ambiental

Respirar ar poluído leva inúmeras substâncias tóxicas para dentro do nosso organismo, favorecendo problemas respiratórios. Entretanto, segundo o pneumologista Ricardo, cresce cada vez mais o diagnóstico de câncer de pulmão em indivíduos não fumantes, o que leva a crer que esses resíduos também contribuam com a doença. Quanto mais poluído o ar também, menor a quantidade de oxigênio o que, consequentemente, reduz a oxigenação dos nossos órgãos e tecidos. Enquanto nenhuma política agressiva para acabar o problema é adotada, recomenda-se a lavagem nasal com soro e a limpeza do lar.

Sedentarismo

Quer bons motivos para começar a treinar? O sedentarismo é responsável por inúmeras doenças, como diabetes, obesidade e problemas cardíacos. Com o slogan de "não tenho tempo", entretanto, a população tem fugido dos exercícios. A solução começa com valorizar mais a saúde do que qualquer outra atividade no dia. Depois, basta ter criatividade. Parar o carro em um estacionamento mais longe, descer do ônibus alguns pontos antes e optar por escadas ao invés do elevador são algumas maneiras de se exercitar sem gastar tempo. O ideal, porém, é realizar uma atividade física que alie trabalho muscular com exercícios aeróbios regularmente.

Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual a diferença?

Entenda como os produtos funcionam e escolha o que combina com você


Pegando o bonde da praticidade, muitas indústrias de cosméticos resolveram juntar dois produtos que são essenciais para os cuidados com a pele: o protetor solar e a base. No entanto, surgiram duas variações dessa combinação, que reúnem base com protetor solar em sua composição e o protetor solar com cor de base. "Ambos têm versões com um toque seco, perfeito para peles oleosas", diz a dermatologista Daniela Landim, de São Paulo. "Além disso, alguns ainda contam com tecnologias que facilitam a adesão e cobertura para quase todos os tons de pele", completa. Se o uso dos dois produtos assim como seus benefícios ainda parecem um pouco confuso para você, não desanime. Responda o quiz abaixo, confira o que as especialistas têm a dizer sobre o assunto e tire suas dúvidas: 

feedburner do blog

Paginas mais visitadas