segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ministério da Saúde lança concurso com 265 vagas


O Ministério da Saúde divulgou edital de concurso para o preenchimento de 265 vagas e formação de cadastro em nível superior. Para o Ceará, serão ofertadas três vagas para a área de administração. A maioria das oportunidades, entretanto, ficou com o Distrito Federal (213). Os salários variam de R$ 3.981,41 a R$ 6.722,34.
Para os cargos de analista técnico administrativo I e II, administrador, bibliotecário e contador o salário será de R$ R$ 3.981,41. Já para os cargos de economista e engenheiros civis e eletricista, a remuneração atingirá o valor de R$ 6.722,34. Serão destinadas 5% das vagas para candidatos com deficiência física.
Levando em conta a distribuição por cargo nos 22 estados relacionados para o certame serão cerca de 224 vagas para administrador, 16 para analista técnico-administrativo, nove para economista, três para engenheiro civil, três para engenheiro eletricista e três para bibliotecário. A jornada de trabalho para os cargos será de 40 horas semanais.
As inscrições poderão ser feitas no período de 26 de abril a 17 de maio no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cesp/UNB). A taxa a ser cobrada será de R$ 80,00. Estarão isentos da taxa de inscrição os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e os membros de família de baixa renda.

sábado, 20 de abril de 2013

Treino de CrossFit combina ginástica, atletismo e força

Conheça oito vantagens do método que promete queimar até 1500 calorias no treino



Para ter mais força muscular, é preciso fazer musculação. Quem quer flexibilidade, faz aulas de alongamento. Já quem quer melhorar a capacidade respiratória, busca a natação. Não seria melhor fazer um só exercício que combine todos os benefícios para o corpo de uma só vez? É esse o objetivo do CrossFit. "Ele é um esporte derivado de vários outros, tais como atletismo, ginástica olímpica e levantamento de peso", conta Luiz Mello, proprietário e treinador da CrossFit BH (MG).

O CrossFit surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 e chamou a atenção até de academias de treinamento de oficiais das forças armadas americanas. O resultado da combinação de diferentes exercícios é um condicionamento físico completo - sem gorduras e com o corpo em ótima forma. Saiba mais como funciona esse método e conheça as suas vantagens.

1. Trabalha todas as aptidões físicas

"A proposta do CrossFit é utilizar movimentos funcionais, constantemente variados e em alta intensidade com o objetivo de melhorar todas as capacidades de seus participantes", explica Luiz Mello. Sabe quais são todas elas? Confira:

- Resistência cardiovascular e respiratória;
- Resistência muscular;
- Força;
- Potência;
- Precisão;
- Agilidade;
- Coordenação;
- Flexibilidade;
- Equilíbrio.

Um bom programa de treino de CrossFit precisa desenvolver cada uma delas, melhorando a saúde e a qualidade de vida de quem pratica.
Corpo preparado para qualquer tarefa - Getty Images

Corpo preparado para qualquer tarefa

"Temos uma grande transferência das atividades realizadas dentro da academia para as atividades diárias, melhorando a qualidade de vida geral", afirma o treinador Luiz. Os exercícios funcionais utilizados no CrossFit estão relacionados a movimentos que utilizamos no dia a dia: correr para pegar um ônibus, abaixar e levantar um objeto do chão, carregar compras do supermercado, subir e pegar algum objeto do alto do armário etc. De uma forma mais lúdica, você pratica esses movimentos durante o treino e consegue melhorar a sua condição física para realizar as tarefas rotineiras.
Emagrece - e muito! - Getty Images

Emagrece - e muito!

Os exercícios de alta intensidade do CrossFit fazem com que o corpo precise queimar as suas reservas de energia, que estão armazenadas em forma de gordura. "Não é comum a prática do CrossFit com o uso de monitores, mas existem estimativas de que o gasto é de 800 a 1500 calorias durante um treino, dependendo da proposta do dia", conta Fábio Barros, coordenador da CrossFit Campinas (SP).

Segundo um estudo liderado por Holden MacRae, coordenador do Curso de Medicina Esportiva da Universodade Pepperdine (EUA), o metabolismo fica acelerado durante duas horas após um treino de CrossFit. Em treinos de baixa intensidade, esse tempo costuma ser de apenas 20 minutos, aproximadamente.
Musculação garantida - Getty Images

Musculação garantida

Você tonifica e define os músculos de forma até mais eficiente do que em uma academia convencional. "Ao contrário do treino dessas academias, o treinamento funcional do CrossFit trabalha vários grupos musculares em cada exercício, além de utilizar apenas alguns acessórios para a execução dos movimentos em vez de aparelhos de musculação", explica Fábio Barros. Ele conta que, em alguns treinos, a carga de trabalho é o peso do próprio corpo somado ao equilíbrio da pessoa. "Isso diminui consideravelmente o risco de lesões", diz.
Sem monotonia

Sem monotonia

A grande maioria dos treinos de musculação nas academias convencionais costuma ser sempre do mesmo jeito: durante muito tempo você realiza os mesmos movimentos, nos mesmos aparelhos e com a mesma sequência. Se essa regularidade é monótona para você a ponto de interferir no seu ânimo do treino, talvez seja melhor procurar um exercício como o CrossFit. Os treinos mudam todo dia, tanto a sequência quanto o tipo de exercício realizado. Dessa forma, o seu corpo e a sua mente são sempre desafiados.
Redução do estresse - Getty Images

Redução do estresse

Por ser intenso e diferente a cada dia, o treino exige que você esteja 100% com o corpo e a mente concentrados no exercício. Não há espaço para outras preocupações, como trabalho, compromissos etc. Além disso, a energia acumulada pela tensão dos compromissos do dia a dia é liberada ao realizar os exercícios de alta intensidade. Como resultado, você vai para casa após o treino com a mente mais relaxada e o corpo livre de tensões do estresse.
Imagem: CrossFit Campinas

Resultados rápidos

"Segundo algumas pesquisas, um treino em alta intensidade alcança resultados mais rápido do que um treino de intensidade menor, no que diz respeito à queima de gordura e ganho de condicionamento físico", conta Fábio Barros. Mas é claro que o treino deve respeitar a sua condição física. Segundo o treinador Luiz, alguns exercícios são modificados e a carga de treinamento varia, respeitando o nível de condicionamento e as limitações de cada um. "A pessoa irá progredindo nos movimentos, tanto em carga quanto em complexidade, de forma gradativa e motivadora", explica.

Mais autoconfiança

Você é testado a passar do seu limite a todo o momento. O treino - que dura por volta de 60 minutos - é composto por três partes: aquecimento (preparo do corpo), técnica (como executar os exercícios) e WOD (Workout of the Day, ou "missão do dia"). "Este último é o momento mais aguardado da aula, pois sempre é uma surpresa", conta Fábio Barros. Ele pode ter uma combinação variada de exercícios, como corrida, abdominais, flexões, agachamentos, arremessos e outros movimentos.

É no WOD que você trabalha a sua autoconfiança, além - é claro - das aptidões físicas. Segundo o treinador Luiz, os desafios impostos durante o treino ajudam os praticantes a conhecer e ampliar seus limites, transferindo essa melhora para sua vida esportiva, pessoal e profissional.

Termogênicos: derrube os mitos dos alimentos que emagrecem



Aliados do emagrecimento, amigos da dieta e queimadores de gordura são alguns dos termos mais usados em referência aos termogênicos. Dotados da capacidade de aumentar o gasto energético durante a digestão, eles se tornaram febre entre os que desejam perder peso. Mas de acordo com a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Atual Nutrição, em São Paulo, nem tudo que se fala sobre os termogênicos é bem explicado, sugerindo, muitas vezes, que a simples ingestão garantiria alcançar o corpinho tão desejado. Pimenta vermelha, canela, gengibre, café, abacaxi, chá verde e chá de hibisco são alguns dos exemplares mais famosos deste grupo. Para esclarecer como eles agem e quais os reais benefícios de seu consumo, listamos alguns dos principais mitos sobre os aclamados "alimentos que emagrecem":

Mito1: Termogênicos são obtidos exclusivamente na alimentação

Existem dois tipos de termogênicos: os naturais e os industrializados. Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), os naturais são aqueles que se apresentam da mesma forma como são encontrados na natureza, como é o caso do termogênico que obtemos comendo pimenta vermelha. "Os industrializados, por sua vez compreendem apenas o princípio ativo termogênico concentrado dentro de uma cápsula", explica.
Gordura abdominal - Foto Getty Images

Mito 2: Termogênicos eliminam a gordura corporal

"Termogênicos potencializam a termogênese, processo regulado pelo sistema nervoso que leva à transformação da glicose e da gordura em energia", explica a nutricionista Cátia. Dizer que o simples consumo de alimentos e suplementos termogênicos levará à eliminação da gordura, portanto, não é verdade. Eles apenas aceleram o metabolismo aumentando o gasto calórico de processos que, naturalmente, já realizam essa queima.
Mulher na balança - Foto Getty Images

Mito 3: Termogênicos levam à perda de peso, independente de alimentação e exercícios

De acordo com o nutrólogo Roberto, a ingestão isolada de termogênicos não levará à perda de peso significativa. "Se o indivíduo continuar ingerindo mais calorias do que consegue queimar, o ponteiro da balança até irá aumentar", explica. Por isso, é fundamental incluir o termogênicos no dia a dia dentro de um contexto que conte com uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios. Somente desta maneira, o gasto calórico será potencializado e favorecerá o emagrecimento.
Mulher tomando chá na cama - Foto Getty Images

Mito 4: O ideal é consumir termogênicos antes de dormir

"O mais recomendado é ingerir termogênicos no período diurno, durante uma refeição ou antes de praticar exercícios", aponta o nutrólogo Roberto. Assim, o gasto calórico da digestão e da solicitação da força muscular será potencializado. Consumir termogênicos antes de dormir não é indicado, pois a otimização do processo de queima de calorias acelera o metabolismo e pode atrapalhar o repouso, causando insônia.
Mulher em consulta médica - Foto Getty Images

Mito 5: Termogênicos não têm qualquer contraindicação

Após receber o diagnóstico de hipertensão, uma das recomendações médicas em relação à alimentação é moderar no consumo de café. "Isso porque a bebida contém cafeína, termogênico que aumenta o metabolismo fazendo com que o coração trabalhe mais e a pressão arterial aumente", explica o nutrólogo Roberto. Tais efeitos tornam a ingestão de termogênicos contraindicada para pessoas que sofrem de arritmia cardíaca, que têm histórico de infarto, entre outros problemas. Gestantes e crianças também devem limitar o consumo de alimentos termogênicos. Neste sentido, suplementos com ação termogênica se tornam ainda mais perigosos por oferecer os princípios ativos mais concentrados.
Suplementos - Foto Getty Images

Mito 6: Não é necessária indicação médica para tomar suplementos termogênicos

"Por ser contraindicado em alguns casos, o ideal é consultar um profissional antes de tomar suplementos termogênicos", afirma a nutricionista Cátia. Muitas vezes, o paciente nem desconfia de qualquer problema de saúde e descobre que sofre de hipertensão ou arritmia em consultas como essa.
Laranja - Foto Getty Images

Mito 7: Não existem frutas com poder termogênico

Embora os alimentos mais citados quando o assunto é termogênico sejam a pimenta vermelha, o gengibre e o chá verde, eles também estão presentes em frutas. "A casca da laranja é rica em termogênicos, disponíveis para consumo em suplementos", exemplifica o nutrólogo Roberto. O guaraná é outra fruta que também acelera o gasto calórico do corpo.

Mito 8: Quanto maior a ingestão de termogênicos, maior os benefícios

De acordo com a nutricionista Cátia, o ideal é consumir termogênicos diariamente, mas dentro de um limite estabelecido para que o aumento do metabolismo não se torne prejudicial. No caso do gengibre, ela recomenda uma fatia média ou uma colher de café da forma em pó. Quem prefere o abacaxi pode comer uma fatia após o almoço ou jantar ou então 200 ml de suco da fruta.

11 atitudes que facilitam a consulta médica

Agendar consulta com antecedência e levar histórico familiar ajudam no diagnóstico



É muito comum pensarmos que uma visita de rotina ao médico ou mesmo uma consulta para checar alguns sintomas não é grande coisa, que basta chegar ao consultório e dizer o que está sentindo para que o médico faça o diagnóstico. No entanto, o paciente pode adotar uma série de atitudes que não só facilitam a consulta médica, como também ajudam o médico a chegar a um diagnóstico mais preciso e evitar a prescrição de remédios ou tratamentos que atrapalhem o tratamento. Veja as dicas dos especialistas e saiba o que levar na próxima consulta:

Agende a consulta com antecedência

Marcar a consulta com antecedência é necessário quando a agenda do médico é muito cheia, o que é muito comum. "Deixar para agendar uma consulta de última hora pode atrasar um diagnóstico e até mesmo um tratamento eficaz", diz o clínico geral Flávio Arruda, do Hospital Alvorada Brasília.  
homem falando com o atendente do consultório - Foto: Getty Images

Chegue ao consultório antes do horário marcado

Assim como é preciso agendar uma consulta com antecedência, é importante chegar ao consultório pelo menos 10 minutos antes do horário marcado. "Esses minutos ficam reservados para o paciente falar ao atendente do consultório, hospital ou centro médico seus dados pessoais e do convênio, para que seja feito o prontuário", explica Flávio Arruda. Ele diz que esses 10 minutos evitam que a sua consulta atrase, atrasando a entrada de todos os outros pacientes.
médico lendo lista de exames de uma senhora - Foto: Getty Images

Leve os exames anteriores

Para uma consulta médica, é importante sempre levar os exames já realizados, pois facilita e orienta melhor o médico em relação ao diagnóstico. "Além disso, evita que o médico solicite novamente exames que já foram realizados, o que facilita tanto o paciente quanto a operadora de saúde", explica o clínico geral Flávio.
caixa de remédios - Foto: Getty Images

Faça uma lista com os medicamentos que você toma

De acordo com o hematologista Sandro Melim, do laboratório Pasteur, em Brasília, é de suma importância o paciente levar uma lista com todas as medicações que ele faz uso, juntamente com a dosagem. "Isso ajuda o médico a avaliar se é preciso ajustar a dose, suspender ou adicionar à rotina do paciente determinado remédio", diz. Outra vantagem de levar a lista é avaliar as drogas que não podem ser prescritas juntas, pois uma pode alterar o efeito da outra.
mulher conversando com a médica - Foto: Getty Images

Informe o seu histórico familiar médico

Diabetes, hipertensão, alguns tipos de câncer - como o de mama e o de intestino - e outras doenças têm uma alta incidência em pessoas com histórico familiar. "Por esse motivo, deve-se sempre informar ao médico qualquer ocorrência de doenças na família, principalmente em parentes de primeiro grau, pois os riscos de a pessoa apresentar a doença são maiores", explica o clínico geral Flávio.
homem escrevendo uma receita - Foto: Getty Images

Leve os seus diagnósticos anteriores

Assim como o histórico familiar, o histórico particular também é importante para que o médico possa analisar melhor o paciente. Você deve sempre contar se tem qualquer doença crônica ou alergia. "A partir dessas informações e do exame físico completo é que se inicia a formação de uma hipótese diagnóstica", afirma Sandro Melim.

Além disso, algumas doenças aparecem com sintomas isolados ao longo de anos. "Por isso, é importante que o médico saiba de todos os problemas que a pessoa já tenha apresentado, como fraturas, anemias, infecções e outros", completa o hematologista. Notificar sobre alguma alergia também é importante para que o médico faça a prescrição do medicamento mais adequado.
médico aferindo a pressão de um paciente - Foto: Getty Images

Use roupas confortáveis

 O paciente deve sempre ir com roupas confortáveis e que sejam fáceis de retirar, caso seja necessário trocá-las ou tirar alguma peça para realizar algum exame. "Além disso, o uso de alguns tecidos ou roupas muito apertadas pode dificultar e até mesmo alterar o resultado de alguns procedimentos, como aferir (medir) a pressão", diz o clínico geral Flávio.
casal de idosos conversando com uma médica - Foto: Getty Images

Quando levar acompanhante?

Pacientes idosos e menores de idade devem sempre ir à consulta com algum responsável, pois estes podem não ter o discernimento ou conhecimento para seguir as orientações do médico. "Nos outros casos, a escolha de um acompanhante fica a critério do paciente, não devendo ser mais de um, para não atrapalhar a consulta", diz Flávio Arruda.
mulher escrevendo uma lista - Foto: Getty Images

Diga ao médico o que você está sentindo

Fazer uma lista dos sintomas que você tem facilita muito o diagnóstico médico. Segundo Flávio Arruda, nessa lista deve estar a data aproximada de quando os sintomas começaram; a localização da dor, se for o caso; fatores que causam, agravam e aliviam os sintomas; tempo de duração das sensações e fatores associados ao sintoma. "Se o paciente souber todas essas informações, a consulta médica ficará muito mais completa", afirma o clínico geral.
consulta médica - Foto: Getty Images

Não esconda informações

Nunca devemos esconder nada do médico, mesmo que a informação pareça pouco importante. "Qualquer informação pode alterar por completo o diagnóstico e levar o médico a acreditar que está fazendo o melhor para o paciente, quando na verdade pode piorar ainda mais o problema", explica Sandro Melim. O especialista lembra que existe o sigilo médico-paciente que é inviolável - todas as informações passadas ao médico não sairão do consultório.

Não saia do consultório com dúvidas

"O paciente não deve sair com dúvida do consultório em hipótese alguma, por mais boba ou insignificante que essa dúvida possa parecer", explica Sandro Melim. O especialista afirma que sempre deve ficar claro para o paciente o seu diagnóstico e o tratamento para que ele possa entender qual é a gravidade de sua doença e como deve proceder. "Caso o paciente saia de lá com uma receita médica, ele deve se certificar de que entendeu o nome do medicamento e quais são as dosagens, para não haver confusão", completa.

Descubra se misturar produtos e finalizar o banho com água fria funciona

Você sabe o que é mito ou verdade quando o assunto é hidratação dos cabelos?



Você pode até usar xampu e condicionador potentes e manter uma alimentação rica em frutas e verduras, mas nem sempre isso é suficiente para ter cabelos saudáveis. "Com tantas agressões externas, como sol, poluição e tratamentos químicos, a hidratação dos cabelos passou a ser fundamental na rotina de quem deseja ter fios brilhantes e sedosos", explica o dermatologista Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC).

O médico lembra que a hidratação só tem efeito se realizada com os devidos cuidados - que costumam levantar muitas dúvidas. É preciso mudar o creme de tempos em tempos para o cabelo não viciar? Toucas térmicas são necessárias? A máscara pode ser aplicada na raiz dos fios?

Adriane Galisteu dá beijo de língua em Gugu Liberato




Adriane Galisteu surpreendeu ao participar das gravações do "Programa do Gugu" (Record).
A apresentadora foi convidada do quadro "Desafio Musical", exibido dentro do dominical de Gugu Liberato.
No meio das gravações, que aconteceram nesta sexta-feira (19), ela aproveitou para tascar um beijo de língua em Gugu.
Galisteu está em busca de uma nova emissora.
Ela deve mesmo deixar a Band e já há conversas dela com o SBT, onde trabalhou entre 2003 e 2008. A apresentadora deixou a emissora de Silvio Santos para ir para a Band.
A apresentadora completou 40 anos na quinta-feira (18).

Adriane Galisteu

unno Andrade conta que Xuxa já tentou arranjar namorada para ele nos anos 80

 


Junno Andrade contou uma curiosidade em seu Facebook, na manhã deste sábado (20), sobre seu passado com Xuxa, sua atual namorada. O ator e cantor disse que a loira já tentou arranjar namorada para ele.
“Nos anos 80, quando eu participava do Xou da Xuxa, ela me perguntava se eu tinha namorada e, na minha negativa, ela pedia para as ‘meninas’ escreverem pra mim, e mandarem as ‘cartas’ pro programa... Ela dizia querer me arrumar uma namorada... Mal sabia ela, né?”, escreveu Junno em sua página na rede social.
Ele ainda aproveitou para agradecer o carinho de seus fãs: “Seja como for e com a intensidade ou o tamanho que eu mereça, valeu pelo carinho, pelos recados... Pelas boas palavras... Boas ou não, sintam-se a vontade pra mostrarem o que são e o que sentem. Em cada verdade me envaideço ou aprendo, em cada equivoco compreendo ou reflito e aos insultos, compaixão. Sejam sempre bem-vindos, a ideia de uma fanpage é exatamente essa, podermos trocar energias, preferimos e tentamos absorver apenas as que valem a pena e da mesma forma pensamos em retribuir, colocando aqui nossa opinião, algumas coisas que achamos relevantes ou simplesmente engraçadas para dividirmos entre amigos ou curiosos, fazendo que isso se torne uma verdadeira forma de expressão. Quero dizer que estou correndo bastante e vai ser difícil responder à todos nesse momento, mas estou muito feliz! Valeu mesmo galera!”.

feedburner do blog

Paginas mais visitadas