terça-feira, 7 de agosto de 2012

BIOENERGÉTICA E SAÚDE HUMANA

BIOENERGÉTICA E SAÚDE HUMANA
O Qi e o movimento da vida.
Podemos perceber que o universo é dividido em duas fases: uma fase yang e uma fase yin. A fase yang vai ser o grande movimento de preparo do universo, esse movimento nós podemos denominar afunilamento. O universo afunila energia e, na porção yin, desafunila.
Trata-se de um verdadeiro metabolismo: a fase yang é o metabolismo da assimilação, então vai crescer porque ele vai assimilar energia, vai concentrar e é o movimento. Na fase yin vai desassimilar. 
Em nível celular, a assimilação (yang) é o anabolismo e a fase yin é o catabolismo. Então vamos ter órgãos catabólicos  e órgãos anabólicos. Teremos horários no nosso organismo que a assimilação acontecerá entre as 3 hs da manhã até as 18 hs. Depois começamos a desassimilar.
É fácil observar de um modo prático, vendo, por exemplo um patinho na lagoa. O patinho vive um ciclo solar (é mais ativo durante o dia) e, assim como este, muitos animais tem um ciclo solar ou lunar.
O camundongo, por exemplo, tem o ciclo lunar (é mais ativo a noite). Se é ativo a noite é do tipo yin, se é ativo durante o dia é yang.
Nós humanos seguimos esse ciclo: o solar (masculino - yang) e o lunar (feminino - yin), isso devido ao sexo.
A cultura cOshinesa antiga preconiza que, embora se fale muito do imperador amarelo, ele teve uma mulher. O primeiro imperador chinês, o imperador vermelho, chamado (fu si ou fu ri), teve uma grande esposa chamada (Ni Quá). Fu Si era o compasso e Ni Quá era o esquadro. Esta dupla formava um par andrógeno, um mito. Não se sabe da existência desses dois, mais eles reinavam juntos, como no Egito antigo em que (Akinato) reinava junto com (Lipertite). É a união dos opostos novamente, do yin e do yang.
Dentro desse processo de assimilação e desassimilação participamos desse processo, como foi visto no relógio orgânico. O relógio orgânico praticamente foi dividido em duas fases: fase yang e fase yin. Ou então em quatro fases: a fase yang – inicio do yang, final do yang; a fase yin – inicio do yin, final do yin. São as múltiplas facetas de uma totalidade.
Como o centro é a referência de tudo, esses quatros pontos vão atingir um ponto de mutação e aí obteremos o principio quíntuplo: que é a noção dos cinco elementos. Os cincos elementos são os movimentos do yin e do yang.
 
 
 
Os Cinco Elementos representam uma classificação mais adiantada do Yin-Yang, em formas diferentes de Ki, reportadas às propriedades do Metal, Água,Madeira, Fogo e Terra. Devemos sublinhar que a palavra elemento “em inglês tem, de certo modo, uma conotação fixa que não existe em chinês. Daí a teoria ser freqüentemente designada pelas traduções alternativas de Cinco Transformações ou Cinco Fases. Os Elementos são, de fato, descrições da Ki em estádios e processos de mudança diferentes. Para quem pratica Shiatsu e outros tipos de medicina oriental, a Teoria dos Cinco Elementos é um modelo muito útil para se trabalhar, por ser mais tangível e, portanto, mais fácil de compreender do que as propriedades do Yin-Yang, que parecem por vezes nebulosas. Tal como no Yin-Yang, a perspectiva universal dos Cinco Elementos brotou da observação dos ciclos da natureza e da categorização dos fenômenos que nela interatuam.
A Teoria dos Cinco Elementos abrange dois aspectos: primeiro, o agrupamento das coisas, ou fenômenos, com uma característica energética semelhante em correspondências, e, segundo, o fluxo de energia entre os Elementos em seqüências muito definidas, ou ciclos. Cada Elemento possui as suas propriedades e qualidades características, que se podem entender a um nível de intuição e senso comum. A energia da Madeira, por exemplo, é a ascensão, expansão e noção de crescimento que temos na Primavera, quando a natureza começa a despertar do Inverno e principia a grande onda de atividade que dá início ao ano. A qualidade do Fogo é o derradeiro Yang do auge do Verão, quando a natureza atingiu o seu pico de crescimento, as árvores estão a ficar o mais frondosas possível e as flores a desabrochar. A Terra funciona como o elemento central e equilibrador quando a energia se começa a transformar num movimento descendente: está associado ao fim do Verão e, também, aos últimos dias de cada estação, quando a Ki desta principia a mudar para a seguinte.
A energia do Metal é um movimento consolidado e "introvertido", como a contração da seiva nas árvores no Outono. Condensa as coisas nas partes que as constituem e cria as fronteiras que as definem: como uma neblina de Outono num vale, originada pela água a condensar-se,  mas incapaz de subir e de se transformar por evaporação. A Água é o Yin derradeiro: o tempo tranqüilo, frio e repousaste do Inverno. Tem uma faceta de espera, de serenidade, que se poderia descrever como "potencial armazenado", contudo sempre flexível e poderoso (pensem na água a encher um recipiente e a adaptar-se-lhe; pensem na devastação provocado pelas cheias).
As correspondências dos Cinco Elementos agrupam fenômenos que se considera terem propriedades energéticas semelhantes, como uma orquestra em que todos os instrumentos tocassem a mesma nota.
  
Outra referência da circulação energética em nosso corpo está nas manifestações dela em cada horário, se espressando de inúmeras maneiras, de acordo com a dinâmica de cada elemento.

Para melhor ilustrar este aspecto da bioenergética humana podemos citar alguns exemplos cotidianos:
O horário em que as crianças costumam ter crises respiratórias é entre 3 e 5 horas da manhã. Exatamente o horário onde a energia do pulmão se encontra com maior fluxo.
O horário onde ocorre a maior incidência de azia e crises de gastrite é entre 7 e 9 da manhã, exatamente no horário onde a energia do estômago se encontra com maior fluxo.
O horário onde ocorre a maior incidência de problemas cardíacos como infartos é entre 11 horas e meio dia, extamente no horário onde a energia do coração se encontra com maior fluxo.
Enfim estes e outros exemplos trazem uma compreensão da necessidade do entendimento da dinâmica bioenergética humana para melhor ajustarmos nossa vida, nosso cotidiano, de modo a prevenirmos situaões de saúde alarmantes.
Medidas estas que podem ser simples e eficazes, como por exemplo evitando se expor a situações de calor intenso, stress e raivas no horário do coração. Ou mesmo evitando ingerir bebidas al´coólicas no horário da vesícula biliar e do fígado, ou mesmo evitar se expor ao frio e a rajadas de vento no horário do pulmão para evitar crises de asma, sinusite, rinite, entre outras situações.
Você pode, com medidas simples, evitar diversas situações que fragilizam sua saúde. Basta ficar atento a estas dicas.
Saúde e uma vida tranquila são chave para Melhor Viver Bem.
Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDOS.

feedburner do blog

Paginas mais visitadas