quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Você sabe fazer exercícios para combater a obesidade?


A doença exige cuidado especial com a modalidade escolhida e com o ritmo de treino


A atenção especial nos assentos de ônibus e aviões, o aumento das lojas com roupas em tamanhos especiais e os desfiles próprios para mulheres com medidas grandes não deixam dúvidas: a obesidade aparece cada vez mais como um problema de saúde pública e preocupa as autoridades no assunto. De acordo com dados do Ministério da Saúde e da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), 48,5% da população brasileira está acima do peso e 15,8% é obesa.

Reeducação alimentar e um programa bem elaborado de atividade física formam a dupla imbatível para reverter esse quadro. "Mas o treino de uma pessoa com obesidade é especial, o excesso de peso exige cuidados para evitar lesões e, ao mesmo tempo, proporcionar a queima de gordura e a perda de peso", afirma o fisioterapeuta Evaldo Bósio, da clínica Prime, de São Paulo. Os maiores riscos de um programa sem orientação estão relacionados à sobrecarga nas articulações e ao sistema cardiorrespiratório.

Alertas feitos, responda o quiz para aprender como iniciar a atividade física obtendo apenas benefícios para a saúde e comemore o Dia Mundial de Combate à Obesidade (11/10) afastando essa preocupação.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mexa o corpo sem passar uma hora na esteira


Medidas simples como usar as escadas muitas vezes valem por uma ida à academia


Nosso corpo não foi feito para ficar parado, mas sim em movimento frequente. A boa notícia é que, para se movimentar, você não precisa passar horas e horas na academia - às vezes contra a própria vontade. Pesquisas científicas comprovaram que a queima calórica não associada ao exercício físico, mas ao movimento do dia a dia, também traz os mesmos benefícios à saúde.

"Muitas pessoas acreditam que se forem à academia praticar corrida ou bicicleta durante 50 minutos poderão comer o que quiserem e não engordar. Porém, a conta real pode ser injusta: uma barra de 100 gramas de chocolate tem por volta de 500 calorias, enquanto que uma hora de esteira gasta apenas 300 a 400 calorias, ou seja, a pessoa já está devendo", alerta o endocrinologista e clínico geral Filippo Pedrinola.

Portanto, de acordo com o clínico, é mais importante mexer o corpo o tempo todo do que apenas suar a camisa por um curto período e passar resto do dia sentado atrás de uma mesa. E opções para se movimentar não faltam. Veja o que o Filippo Pedrinola recomenda:  
Use as escadas em vez do elevador
É uma reação automática: ao entrar em um prédio, a primeira coisa que fazemos é apertar o botão do elevador - seja para subir até o primeiro ou até o vigésimo andar. Porém, essa é uma ótima oportunidade para se exercitar usando as escadas.

Para aqueles que trabalham ou moram em andares muito altos e veem nisso uma desculpa para usar o elevador, nada tema, pois há uma solução: desça dois ou três andares antes do que deveria e faça o resto do trajeto pelas escadas - simples, não? 

Você sabe proteger seu joelho das lesões do esporte?


Descubra se qualquer esporte de impacto detona a articulação e se tensores realmente a protegem


Nossos joelhos são compostos por diversas estruturas: ligamentos, cápsula articular, meniscos, tendões... Cada uma tem uma importante função dentro da articulação- que é o ponto de encontro entre os ossos -, mas podem sofrer muito com a pressão excessiva durante a atividade física. "As articulações dos joelhos recebem todo o peso do corpo que pode ser ainda maior durante o exercício, já que descarregamos todo o peso em apenas um dos joelhos, como na corrida", explica o ortopedista Paulo Henrique Araújo, especialista em cirurgia de joelho, de São Paulo. Com tanto impacto, seria impossível não existir lesão associada ao esporte, que vai desde artrose até rompimento de ligamentos. Todos esses danos, no entanto, podem ser evitados com os cuidados que você.

vantagens da convivência em família


Apoio ajuda desde o combate à obesidade até abandono de vícios


A família é um laço extremamente importante em nossas vidas. Com a família ao nosso lado, sentimos que somos capazes de fazer muito mais do que se estivéssemos sozinhos - e isso não é só impressão. Várias pesquisas estão aí para comprovar a força que a companhia dos familiares, ou mesmo a dos amigos - aquela família que escolhemos ter - têm sobre tudo o que fazemos. Confira: 
Combate à obesidade
Um estudo feito pela Universidade Harokopio, na Grécia, avaliou mais de mil crianças e comprovou que aquelas que comiam à mesa com os pais eram mais saudáveis do que as crianças que não tinham esse hábito. Os pesquisadores destacaram que as famílias que fazem as refeições unidas têm o hábito de cozinhar mais em vez de comer lanches, deixando a dieta mais rica.

Outra pesquisa, feita pela University College London, no Reino Unido, analisou a família e o comportamento de mais de sete mil crianças e adolescentes e concluiu que crianças com pais mais magros têm três vezes mais chances de serem magras do que aquelas com pais acima do peso. Essa relação se dá primeiro pela genética, e em segundo lugar pelos hábitos alimentares, que podem ser passados "de pais para filhos" - ou seja, família unida pode emagrecer unida.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Seu relógio biológico sofre com o horário de verão?


Veja as mudanças que seu corpo pede para manter sono e apetite sem alteração


O ritmo do horário de verão pode até demorar um pouco para ser sentido na sua rotina - dias mais longos acabam sendo mais produtivos, porque o sol brilhando anima você a ficar mais tempo na rua com os amigos ou fazendo um esporte, por exemplo. Mas o impacto de adiantar o relógio em uma hora é sentido imediatamente pelo seu corpo, que não sente fome ou sono nos horários que deveria.

"Nos primeiros dias, há dificuldade para acordar mais cedo, falta sono para dormir à noite e o apetite também sofre alterações", afirma a endocrinologista Cristina Formiga, do Hospital Samaritano de São Paulo. A privação de sono pode atrapalhar a síntese dos hormônios de crescimento e do cortisol, já que ambos são produzidos durante o sono. O efeito? Despertar cansado, ter dificuldade de raciocínio e um grau incomum de ansiedade, interferindo na realização de tarefas do cotidiano, levando a problemas como déficit de atenção, acidentes de trânsito, discussões no trabalho, indisposição física, irritabilidade e sonolência.

No geral, o corpo consegue se adaptar ao novo horário entre três e sete dias após a troca. Entretanto, algumas pessoas sofrem o efeito rebote com muita intensidade, precisando adotar algumas mudanças na rotina. Faça o teste e aprenda a condicionar seu organismo:

Você aproveita as vantagens do açúcar light?

Novidade contém adoçante na composição e ajuda a manter uma dieta saudável



Nada pior do que ter que encarar aquele gosto amargo de adoçante no café, sucos e sobremesas do tipo light. Uma das maiores dificuldades de quem precisa ou quer reduzir o consumo de açúcar do cardápio está em aturar esse sabor para perder peso, controlar calorias ou o diabetes. Uma alternativa para evitar o estranhamento no paladar, o açúcar light, ou açúcar magro, é composto por metade de açúcar refinado (sacarose) e metade de adoçante (sucralose, ciclamato ou sacarina), que conserva o gosto do açúcar e ainda ajuda no emagrecimento. "A fórmula adaptada, no entanto, não abre as portas para os exageros. O consumo precisa ser realizado com cautela, principalmente no caso de pacientes com diabetes", afirma a nutricionista Camila Borduqui, da Clínica Dr. Alan Landecker. Responda o quiz e entenda como usar esse tipo de açúcar caso ele se encaixe nas suas necessidades:

Inteligência muda e gera comportamentos inteligentes

A inteligência é definida como a capacidade global do indivíduo de raciocinar e agir no seu ambiente, no contexto social e cultural.
Inclui todas as habilidades da mente: percepção, linguagem, memória, habilidade motora, capacidade de estimativa, planejamento, raciocínio lógico-matemático.
Dessa forma, são muitas as competências intelectuais que adquirimos ao longo da vida. Dentre elas:
- expressão e compreensão verbal;
- manuseio de objetos;
- flexibilidade de pensamento;
- criatividade;
- habilidade de calcular;
- formação de conceitos abstratos e de opinião;
- capacidade de indução e de inferência (capacidade de deduzir);
- capacidade de estimativa;
- capacidade de julgamento;

- capacidade de atenção, percepção e memória.
Inteligência gera comportamentos inteligentes

Todas as capacidades que adquirimos desde a infância e adolescência vão se aperfeiçoam ao longo da vida e seu ápice ocorre na vida adulta. Por isso existe a tendência de se associar sabedoria à velhice. Mas a inteligência muda ao longo da vida e as mudanças que ocorrem nos comportamentos geram outros comportamentos chamados de inteligentes. Ou seja, a capacidade para desempenhar algo como controlar finanças, falar em público e dirigir pode ser aperfeiçoada e gerar comportamentos cada vez mais competentes.
Cada vivência do mesmo tipo de situação, leituras, conversas e desafios experenciados são atualizados e ou reformulados a todo o momento, o que implica o crescimento de nosso conhecimento em relação ao mundo e em relação aos conhecimentos procedurais (agir em situações particulares), etc. Por isso, a inteligência é uma construção. O mundo não nos é dado pronto e acabado, construímos o nosso mundo. E essa construção sofre influência das nossas convicções, crenças, atitudes diante da situação, bem como de todos os nossos conhecimentos prévios armazenados e é por isso que envolve a memória.

Portanto, boa parte do conhecimento aprendido ou aprimorado pode ocorrer de forma inconsciente.

Os comportamentos inteligentes são expressos de várias formas. Desempenhos intelectuais são formas particulares e preferidas de processar informações, mas vão além de processá-las. São nossos esquemas mentais ou modelos mentais, também chamados modelos cognitivos, scripts mentais, estratégias e competências que se traduzem em inúmeras inteligências.
Oito tipos de inteligência:

1º) Inteligência prática

Envolve as competências para atividades do dia a dia, que permite a pessoa viver de forma independente. Refere-se às atividades que são na maioria das vezes orientadas às metas pessoais, ou seja, a atividade tem um objetivo, um propósito, como por exemplo, aprender um curso de artesanato, uma dança.
2º) Inteligência criativa
Refere-se à atividade inventiva, à capacidade do indivíduo criar algo que não existe para sua sobrevivência, significa ter um pensamento original. A criatividade se exprime de diferentes maneiras e uma das mais importantes na etapa adulta, é a capacidade de dar diferentes respostas perante as situações da vida. Significa saber lidar de forma criativa com adversidades, situações desafiadoras, etc.

3º) Inteligência tecnológica
Compreende a utilização de ferramentas para usar no seu ambiente: computadores, celular...
4º) Inteligência reprodutiva

Significa saber lidar com esquemas sequenciais, com algarismos, habilidade de lidar com tarefas numéricas.

5º) Inteligência emocional
Consiste em saber lidar com suas próprias emoções e de outrem e saber orientar pensamentos e ações na vida social, envolve empatia, autoconhecimento, automotivação e autovalorização.

6º) Inteligência social
É ter a capacidade de conhecer e se ajustar às regras sociais; saber como os comportamentos devem ser, internalizar normas e padrões aceitáveis de uma dada cultura e se comportar de maneira adequada em cada situação sociocultural. Significa cognição social.

Pesquisadores afirmam que todas as habilidades intelectuais utilizam uma capacidade intelectual geral, mas também recorrem a habilidades especializadas. O uso dessas depende da tarefa intelectual proposta, como por exemplo: tarefa numérica, controle de finanças, ministrar uma aula, um seminário, etc.

Existem duas dessas habilidades especializadas que podemos mencionar:
7ª) Inteligência fluída

É a capacidade da pessoa resolver problemas, sobretudo problemas novos. Inclui o raciocínio lógico e a formação de conceitos. Essa capacidade de resolver problemas não necessitam de instruções e de fatores socioculturais. Na maioria das vezes, seu funcionamento é influenciado por mecanismos biológicos e que independem de educação formal.

8ª) Inteligência cristalizada
Envolve conhecimentos que a pessoa adquiriu durante a vida por meio de sua experiência e história de vida. Aproxima do que geralmente chamamos de “sabedoria”. São as ações e capacidades de resolver problemas práticos por meio de experiências que se cristalizam e formam modelos cognitivos, modelos de conhecimentos que ajudam a atuar em diversas atividades. Diz respeito às competências que podem ser transmitidas de geração a geração. Portanto, podemos afirmar que sabedoria é cultura em ação. A pessoa é capaz de resolver problemas com base em experiências e conhecimentos existentes. Tanto problemas de origem práticas ou morais.

A inteligência cristalizada é influenciada pelas questões socioculturais e podem desenvolver-se com a idade e apresentar progressos. É fruto das nossas práticas culturais. São formas de pensamentos complexos e sofisticados que a pessoa aprimorou ao longo da vida. Podemos chamar de sabedoria.
A sabedoria se desenvolve numa vida rica em estímulos e experiências em associação com elementos motivacionais, sociais e de personalidade. A inteligência cristalizada e a sabedoria dependem da integração de funções biológicas e de experiência sociocultural.
O aumento de “estoque” de conhecimento pode facilitar o desempenho intelectual na vida adulta e na velhice. São essas as possiblidades que a inteligência nos dá. De atuar no mundo de diferentes maneiras utilizando o conhecimento para diversos fins e mudando e aprimorando habilidades e sempre aprendendo algo novo. E a linguagem sendo uma forma de ação no mundo, integrada com todas as outras capacidades cognitivas, é a principal habilidade do ser humano, pois a linguagem é uma ação conjunta, que nos permite a interação e construção de sentidos e significados das nossas ações no mundo.

A possibilidade de viver uma velhice normal, saudável e alcançar sabedoria é descrita em termos de poder vivê-la bem. Consiste em obter melhores resultados das capacidades que se tem.
Porém, envelhecer bem depende das chances do indivíduo usufruir de condições adequadas de educação, urbanização, habitação, saúde e trabalho durante todo o seu curso de vida. É evidente que essa adequação é relativa às estruturas e valores vigentes numa sociedade. Portanto, mudanças no desenvolvimento intelectual na velhice podem ocorrer de modo diferente para diferentes pessoas. Deve-se na medida do possível dar continuidade no desenvolvimento de habilidades intelectuais, recuperando os déficits, otimizando os talentos, aprendendo algo novo e compensando capacidades para preservar o potencial de desenvolvimento mental.

Assim, o que temos de mais precioso é a razão, a chave para desvendar o mundo e para aprimorar a si mesmo. A mente humana é um dom da vida. Suas possibilidades ao longo da vida são inúmeras, sempre há tempo para aprender, criar, imaginar, ensinar, decidir, experenciar, praticar atividades prazerosas, agir, cantar e acreditar. E fazendo vários tipos de atividades você não se prenderá a um tipo de raciocínio, se abra cada vez mais para novos talentos e possibilidades da mente humana.

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