quarta-feira, 20 de março de 2013

MG: trote de alunos tem apologia ao nazismo


Alunos do curso de Direito da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) podem ser expulsos por causa de um trote considerado racista, com apologia ao nazismo. O caso ganhou repercussão depois que os estudantes divulgaram fotos na internet.


O trote ocorreu no prédio da Faculdade de Direito da UFMG, em Belo Horizonte.  Uma das fotos mostra uma aluna com o corpo pintado de preto e, em seu pescoço, um cartaz traz escrito “Chica da Silva”. Acorrentada, ela é puxada por outro estudante que sorri.

Em outra foto, um jovem é preso a uma pilastra rodeado por universitários que fazem uma saudação nazista. Um deles tem pintado no rosto um bigode semelhante ao de Hitler.

As fotos foram postadas em redes sociais e a repercussão foi imediata. Alunos da Faculdade de Direito, inclusive, repudiaram a brincadeira de mau gosto.

A UFMG criou uma comissão disciplinar para investigar o caso, e o objetivo é identificar e ouvir as vítimas, além dos alunos que organizaram o trote. O resultado deve sair em 30 dias. A punição aos estudantes pode chegar à expulsão da universidade.

Personalidades comentam morte de cantor Emílio Santiago

Relembre a trajetória do cantor Emílio Santiago, que morreu nesta quarta-feira (20) no Rio32 fotos

9 / 32
07.mar.2013 - O cantor e compositor carioca Emílio Santiago durante divulgação de seu disco Leia mais Divulgação
A morte de Emílio Santiago gerou diversas mensagens carinhosas de seus amigos, parceiros musicais e admiradores em geral, que reconheceram o talento do cantor carioca.
Amiga de Emílio, Alcione foi ao hospital na manhã desta quarta-feira (20) assim que soube da notícia. A cantora, porém, pouco falou com a imprensa.
"Eu o vi pouco antes de ele ser levado para o CTI. Passei a mão no braço dele e falei: "Estou aqui". Ele respondeu: 'Que bom, minha irmã'", disse Alcione.
Já no velório do cantor, a atriz Daisy Lúcidi lamentou a perda do amigo. "Acompanho ele desde o concurso no Flávio Cavalcanti, no final de fevereiro. No aniversário dele, ele falou no meu programa na rádio Nacional. Me surpreendi hoje, é uma perda irreparável. Não só pela voz maravilhosa, mas pela figura humana que ele é. Vim para prestar essa homenagem. Lamento muito. Estou muito triste", disse a atriz.
O cantor Djavan também repercutiu a morte do amigo. "Meu Deus, que pecado. O Emílio era uma pessoa da maior qualidade e um dos maiores cantores que já ouvi. Eu vou sentir muito a sua falta. Que descanse em paz", disse por e-mail.
A ministra da Cultura Marta Suplicy também divulgou um comunicado, ressaltando a importância do cantor carioca: "Emílio Santiago, com sua voz e presença de palco marcantes, sempre figurará entre os mais importantes artistas da música brasileira. Com o Brasil, estou de luto".
Outros artistas, músicos, políticos e celebridades repercutiram a morte do artista, de apenas 66 anos. Veja as mensagens nas redes sociais:

O maior cantor do Brasil Emilio Santiago partiu para o plano espiritual. Nos céus ele sempre esteve é um gigante. Que tristeza meu Deus.

Conselho Tutelar vistoria casa após pai postar no Facebook foto de filho com rifle


  • Shawn Moore/AP
    A foto postada no Facebook por Shawn Moore, em que seu seu filho Josh, 10, empunha um rifle de assalto que ganhou de presente pelo 11º aniversário A foto postada no Facebook por Shawn Moore, em que seu seu filho Josh, 10, empunha um rifle de assalto que ganhou de presente pelo 11º aniversário
O Conselho Tutelar do Estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, visitou a casa de Shawn Moore na última sexta-feira (15) após ele postar no Facebook a foto de seu filho Josh com um suposto rifle de assalto que teria ganhado de presente pelo seu 11º aniversário.
De acordo com os Moore, funcionários do departamento teriam exigido entrar na residência para inspecionar as armas do local, inclusive o suposto rifle que, segundo o pai, é um cópia do original. Na foto publicada por Shawn em sua página na rede social, o filho aparece com roupa de camuflagem militar empunhando a arma calibre 22.
Shawn estava na rua quando sua mulher ligou e avisou que agentes do Conselho Tutelar estavam em casa com quatro policiais para inspecionar as armas da família. Ele se justificou dizendo que deu a arma de presente ao filho para caçar em viagens.
A agência de notícias AP procurou o Conselho Tutelar, que não quis comentar o caso, mas disse que geralmente segue dicas e pistas. A família e um advogado disseram que os direitos de Shaw, baseado na Segunda Emenda da Constituição dos Estados Unidos - que permite a posse de armas, teriam sido violados.
Ainda segundo eles, Nova Jersey é um dos Estados que já tem umas das leis mais rígidas em relação a armas e que tem sido cada vez mais endurecidas após o massacre da escola primária Sandy Hook, em Connecticut, que deixou mais de 20 crianças mortas. (Com AP)

Santiago era mais profundo que Nat King Cole, disse crítico do "The New York Times"

Publicidade
 
DE SÃO PAULO
"A voz de Emílio Santiago era mais suave e profunda que a de Nat King Cole", escreveu o crítico de música do "The New York Times", em um artigo publicado em 24 de abril de 2009, na edição impressa do jornal.
Santiago se apresentou na noite de 23 de abril daquele ano, ao lado de Dori Caymmi, filho de Dorival Caymmi, no BossaBrasil Festival, em Nova York. Entusiasmado, o crítico classificou o show como "um diálogo íntimo musical, suave e ao mesmo tempo áspero".
"A suavidade incorporada por Santiago, apelidado de Nat King Cole do Brasil [1919-1965], tem sido sua marca desde meados dos anos 1970. Sua voz é mais rica e profunda do que a de Cole e a comparação é aplicável apenas ao se considerar que ambos são cantores 'polidos'. Santiago é um 'sambista muscular'", descreveu Stephen Holden, em referência ao cantor e músico de jazz norte-americano Nat King Cole, que imortalizou canções como "Mona Lisa", "Stardust" e "Unforgettable".
O crítico destacou, ainda, a mistura de romantismo e a maturidade da interpretação de Emílio Santiago. "Nas interpretações de Emílio Santiago, o narrador não era um adolescente ansiando por uma menina que passa por Copacabana, mas um homem vigoroso celebrando a força da vida, o prazer da beleza e da intensidade do desejo."
Nascido no Rio, em 1946, Emílio Santiago cursou direito na década de 1970, estimulado por seus pais.
Em sua casa, costumava escutar canções de Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto e Anísio Silva. A bossa nova, em especial João Gilberto, também eram algumas de suas preferências.
Estimulado por amigos, que conheciam seu gosto pela música, começou a participar de festivais. Apresentou-se também na televisão, no programa "A Grande Chance", apresentado por Flávio Cavalcanti, chegando às finais.
Em 1973, gravou para a Polydor seu primeiro compacto, "Transas de Amor". O primeiro disco veio em 1975, lançado pela CID. Produzido por Durval Ferreira, o álbum "Emílio Santiago" continha canções de compositores como Ivan Lins, Jorge Ben Jor e Nelson Cavaquinho.
No ano seguinte, transferiu-se para a gravadora Philips/Polygram, em que permaneceu até 1984.
Em 1988, convidado por Roberto Menescal e Heleno Oliveira, fez o primeiro disco da série "Aquarela Brasileira", projeto da Som Livre dedicado à releituras de clássicos brasileiros, com o qual atingiu o sucesso.
Em 2000, assinou com a Sony Music. Seu trabalho de estúdio mais recente é "Só Danço Samba", de 2010, que homenageia Ed Lincoln e marcou a comemoração de seus 40 anos de carreira.
Entre os maiores sucessos gravados em sua voz estão "Saygon", "Lembra de Mim" e "Verdade Chinesa".

Fim do MSN: 'aposentadoria' do comunicador vira isca para golpes

  • Getty Images
    Windows Live Messenger (também chamado de MSN) está previsto para ser aposentado em 30 de abril Windows Live Messenger (também chamado de MSN) está previsto para ser aposentado em 30 de abril
O fim do comunicador instantâneo Windows Live Messenger (também chamado de MSN), previsto para ser aposentado oficialmente no país em 30 de abril, virou tema para golpes aplicados via internet. Segundo a empresa de segurança Kaspersky, já é possível encontrar diversos sites maliciosos com essa temática – alguns deles chegam a usar os links patrocinados do Google para aparecer com destaque nas pesquisas.

"Numa simples busca no Google por "MSN Messenger", o primeiro resultado exibido é de um link malicioso de um domínio registrado com dados falsos, criado somente para distribuir um trojan bancário, disfarçado como instalador [do MSN]", afirma comunicado da Kaspersky. Os softwares maliciosos chamados de trojan, ou cavalo de Troia, podem por exemplo enviar remotamente dados encontrados no computador invadido.
Ainda de acordo com a empresa de segurança, há uma peculiaridade nesse golpe. Depois de um determinado horário (por volta das 18h), o site malicioso oferece o Windows Live Messenger legítimo para download. A alteração seria uma tentativa de não levantar suspeitas. Se o usuário baixar o falso comunicador, oferecido nos golpes, o programa malicioso fará diversas modificações no sistema – entre elas, remover programas antivírus. 
O popular programa de comunicação instantânea será substituído pelo Skype (empresa adquirida pela Microsoft em 2011). 
Ampliar

Saiba como fazer a migração do Windows Live Messenger para o Skype14 fotos

2 / 14
O primeiro passo para integrar o Messenger ao Skype é instalar a versão 6.0 do programa, que está disponível no site da empresa (link disponível clicando em Mais). Após todo o processo, aparecerá a tela de login acima. Escolha conectar-se com Conta Microsoft Leia mais Reprodução

terça-feira, 19 de março de 2013

Candidato escreve receita de miojo na redação do Enem e tira nota 560

  • Editoria de Artes/Agência O Globo
    Trecho da redação do Enem em que um candidato ensina como preparar miojo Trecho da redação do Enem em que um candidato ensina como preparar miojo
Um candidato resolveu descrever como preparar um miojo no meio da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012, que tinha como tema o movimento imigratório para o Brasil no século 21, e recebeu 560 pontos - a nota máxima é 1.000. A informação é do jornal "O Globo". Ontem (18), o jornal carioca também informou que redações com nota máxima apresentaram erros como "trousse", "enchergar" e "rasoavel"

O candidato escreveu dois parágrafos sobre o tema proposto e depois dedicou um parágrafo inteiro ao preparo do macarrão instantâneo  "Para não ficar muito cansativo, vou agora ensinar a fazer um belo miojo, ferva trezentos ml's de água em uma panela, quando estiver fervendo, coloque o miojo, espere cozinhar por três minutos, retire o miojo do fogão, misture bem e sirva".
Após passar a receita, o estudante voltou a escrever sobre a imigração. Segundo o jornal, o candidato recebeu 120 pontos (de um total de 200) na competência 2 da correção, que avalia a compreensão da proposta da redação e a aplicação de conhecimentos para o desenvolvimento do tema. Já na competência 3, que avalia a coerência dos argumentos, o candidato recebeu metade dos pontos possíveis -- 100 de 200.
Em nota enviada ao jornal "O Globo", o MEC afirmou que "a presença de uma receita no texto do participante foi detectada pelos corretores e considerada inoportuna e inadequada, provocando forte penalização especialmente nas competências 3 e 4". O órgão disse entender que o aluno não fugiu do tema nem teve a intenção de anular a redação, pois não feriu os direitos humanos e não usou palavras ofensivas.

Candidato não podia recorrer da nota

Os candidatos que fizeram o Enem 2012 puderam acessar a correção de suas redações no início de fevereiro. O aluno devia informar o CPF ou o número de inscrição e a senha no site do Enem. As correções têm apenas finalidade pedagógica, ou seja, não são passíveis de recurso.
O boletim de correção traz as notas por competência e dá direito à vista da redação.
Ao todo, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), foram corrigidas 4.113.558 redações, das quais 1,82% estavam em branco e 1,76% obtiveram nota zero. 

No início do ano, estudantes de todas as regiões do país recorreram à Justiça para conseguir acesso à correção antes do período de inscrição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.
No entanto, os tribunais regionais federais das diferentes regiões suspenderam as liminares que determinavam a vista antecipada dos espelhos de correção, entendendo que o edital do Enem prevê apenas a vista pedagógica e que leva em conta rigorosamente o previsto no termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado pelo Ministério da Educação com o Ministério Público Federal.
Muitos estudantes sentiram-se injustiçados. Thais Bastos obteve a nota 400 na redação do Enem. "No ano passado, tirei 700. Neste ano, estudei muito mais, não posso ter ficado com essa nota", disse. Além disso, ela comparou o que escreveu com redações disponíveis em revistas e manuais, "As redações que receberiam a nota que eu tirei continham erros de português e um vocabulário infantil". Ela também levou o caso à Justiça e chegou a ganhar o direito da vista antecipada, até que o ministério recorreu e venceu.

Obesidade gera custo de meio bilhão de reais por ano ao governo

  • Paula Giolito/Folhapress
    Cerca de 15% da população brasileira sofre de obesidade, segundo estudos mais recentes Cerca de 15% da população brasileira sofre de obesidade, segundo estudos mais recentes
O tratamento da obesidade e de doenças relacionadas ao excesso de peso gera um custo de R$ 488 milhões de reais por ano ao governo. É o que mostra um estudo feito pela Universidade de Brasília (UnB) e apresentado nesta terça-feira (19) pelo Ministério da Saúde, em Brasília.
O levantamento traz uma metodologia nova, que calcula os riscos atribuíveis à obesidade em problemas de saúde como câncer e doenças cardíacas. O maior custo - de R$ 166 milhões ao ano - refere-se à doença isquêmica do coração (que inclui o infarto).  Em seguida, aparece o câncer de mama, com cerca de R$ 30 milhões, e, em terceiro, o diabetes, com cerca de R$ 27 milhões. 
O total também inclui os gastos diretos com o tratamento da obesidade. As cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), por exemplo, geram um custo de R$ 32 milhões ao ano para o governo, segundo a pesquisa. 
De acordo com pesquisa do ministério, a proporção de pessoas acima do peso no Brasil avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.
"Este é o momento de agir, se não quisemos alcançar níveis como o dos EUA, que têm 30% de obesos", comentou o ministro Alexandre Padilha, durante a apresentação dos dados. Ele também mencionou que o índice passa de 25% no Chile e de 20% na Argentina.
Segundo Padilha, um quarto do total gasto com a obesidade e suas consequências no país refere-se aos obesos mórbidos. Isso significa que essa população, que representa 1% dos brasileiros, gera um investimento 60 vezes maior que a de obesos. 
O ministro também destacou que a obesidade está mais presente na população com renda menor que três salários mínimos e com menos de oito anos de estudo.
Ampliar

Veja destaques do UOL Saúde60 fotos

60 / 60
19.mar.2013 - O ministro da Saúde Alexandre Padilha em evento para apresentar um estudo sobre a estimativa dos custos da obesidade para o Sistema Único de Saúde (SUS), realizado pela Universidade de Brasília (UnB). De acordo com o levantamento, o valor chega a meio bilhão de reais ao ano, incluindo o atendimento a doenças atribuíveis ao sobrepeso Antonio Cruz/ABr
Portaria
O ministro assinou, hoje, uma portaria que cria a Linha de Cuidados Prioritários do Sobrepeso e da Obesidade no Sistema Único de Saúde (SUS). O documento estabelece, entre outras coisas, a redução da idade mínima para realização da cirurgia bariátrica para 16 anos, desde que haja indicação de dois especialistas.

Doenças associadas à obesidade

A portaria também prevê diferentes tipos de tratamentos e acompanhamentos ao usuário, o que inclui também atendimento psicológico.
A pessoa com sobrepeso (IMC igual ou superior a 25) poderá ser encaminhada a um polo da Academia da Saúde para realização de atividades físicas e a um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) para receber orientações para uma alimentação saudável e balanceada.
Atualmente, 82,1% dos 1.888 núcleos contam com nutricionistas, 85,7% com psicólogo e 61,6% com professores de educação física.  Toda a evolução do tratamento será acompanhada por uma das 37 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS), presentes em todos os municípios brasileiros.
O Programa Academia da Saúde é a principal estratégia do ministério para induzir o aumento da prática da atividade física na população. Até agora, já foram repassados R$ 114 milhões, de um total de investimento previsto de R$ 390 milhões.
A iniciativa prevê a implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para a orientação de práticas corporais, atividades físicas e lazer. Atualmente, há mais de 2,8 mil polos habilitados para a construção em todo o país e outros 155 projetos pré-existentes que foram adaptados e custeados pelo Ministério da saúde.
Ampliar

Qual a melhor maneira de combater a obesidade?10 fotos

6 / 10
A modernidade e a tecnologia também deixaram o homem mais sedentário. A falta de uma atividade física contribui para o acúmulo de gordura no corpo e para o aparecimento de doenças. Estudos provam que quem é magro e sedentário é menos saudável que o gordinho ativo Getty Images

feedburner do blog

Paginas mais visitadas