sábado, 30 de março de 2013

Máquina faz pão durar dois meses




Novo forno de microondas destrói os fungos naturalmente presentes no pão e faz com que ele não se decomponha

O aparelho, que foi criado pela Universidade do Texas e poderia ser usado em padarias, é um forno de microondas que destrói os fungos naturalmente presentes no pão - fazendo com que ele não se decomponha e dure até 60 dias. O objetivo é coibir o desperdício (os EUA jogam fora cerca de 40% da comida que compram).

Fonte: S Abril

Chip implantado na barriga controla a fome

Cientistas britânicos desenvolvem circuito que envia estímulos elétricos e químicos ao cérebro


Cientistas britânicos apresentaram em Londres um microchip "inteligente" desenvolvido para ser implantado no corpo humano com o objetivo de controlar o apetite e combater a obesidade.

Após testes satisfatórios nos laboratórios do Imperial College, os professores Chris Toumazou e Stephen Bloom anunciaram que os testes em animais estão prestes a começar. Testes em humanos são esperados em três anos.

O chip foi desenhado para ser implantado junto ao nervo vago (pneumogástrico), que regula o apetite e outras funções do organismos.

Divulgação / Chip poderá ser alternativa a cirurgias para redução de estômago

O circuito consiste em um "modulador inteligente" de poucos milímetros, implantado na cavidade peritoneal do abdome (na barriga). Ele será preso ao nervo vago por meio de eletrodos.

O chip e os eletrodos foram desenvolvidos para ler e processar estímulos elétricos e químicos do nervo que regulam o apetite.

Com base nos dados coletados, o chip poderá enviar estímulos elétricos ao cérebro, reduzindo o apetite.

"Será um controle do apetite, mais do que dizer: 'pare de comer de uma vez'. Então, talvez em ver de comer rápido, você coma mais devagar", explicou o professor Toumazou, em entrevista à BBC.

"Uma vez que o cérebro fica em alerta, ele receberá sinais similares àqueles recebidos do organismo após uma refeição, e esses sinais dizem para não comer mais, que os intestinos estão cheio de comida", explicou.

Segundo o professor Toumazou, o chip pode se tornar uma alternativa à cirurgia de redução do estômago, já que a nova técnica poderá controlar o apetite.

O fato de também identificar impulsos químicos deve tornar o chip mais efetivo, indicam os cientistas.

O projeto recebeu 7 milhões de euros do Conselho de Pesquisa Europeu.

Nervo vago 
O nervo vago regula uma série de funções no organismo, como controlar a respiração, o ritmo cardíaco, a secreção de ácidos no sistema digestivo e a contração do intestino.

O nervo também indica ao cérebro como outros sistemas do organismo estão operando.

A equipe do Imperial College de Londres, no entanto, não é a única a pesquisar o tema.

A empresa de tecnologia médica EnteroMédics, dos Estados Unidos, criou um circuito que bloqueia o nervo para interromper estímulos de apetite.

Resultados dos primeiros testes do chip americano, que envolveram 239 pacientes, mostraram perda de até 20% do excesso de peso no corpo. A empresa, no entanto, disse que os resultados não foram tão bons quanto os esperados.

Outra empresa americana, a IntraPace, também desenvolveu técnica similar.


Fonte: IG

Remédios ficarão mais caros a partir de sábado (30)



Os preços dos medicamentos vendidos  no país poderão ser reajustados a partir deste sábado. O anúncio foi publicado no Diário Oficial do último dia 12. De acordo com a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, do Ministério da Saúde, o reajuste deve ser calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), entre março de 2011 e fevereiro de 2012, nos ganhos de produtividade das empresas de medicamentos e no preço dos insumos usados na produção dos remédios.

“É justo que as empresas reajustem o preço de seus produtos. É a lei do mercado. No entanto, o grave problema da falta de acesso a medicamentos deve ficar ainda mais complicado para a população. Precisamos de alguma saída que melhore as condições de quem precisa e não consegue seguir um tratamento medicamentoso, por não ter recursos suficientes para isso”, diz Rodrigo Bacellar, diretor da PBMA – Associação Brasileira das Empresas Operadora de PBM (Programa de Benefício em Medicamentos).

Segundo pesquisa divulgada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o gasto com a saúde está entre as quatro maiores despesas das famílias brasileiras - junto com habitação, alimentação e transporte.

“Muitas pessoas interrompem o tratamento porque o dinheiro acaba”, diz Bacellar. Ele acredita que se mais empresas adotassem o PBM, por meio de incentivos fiscais, e o Governo isentasse os remédios de impostos, esse problema estaria muito próximo de uma solução.

“Pesquisas do setor apontam que mais empresas adotariam o PBM se houvesse incentivo fiscal, como acontece com o Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT)”, afirma o diretor da PBMA. Hoje, no país, um pouco mais de 2 milhões de pessoas recebem algum tipo de subsídiopara compra de medicamentos das empresas onde trabalham. A ajuda oferecida pelas empresas é de, em média, 50% do valor dos remédios. Unilever, Nestlé, Petrobras, IBM e Oi são alguns exemplos de empresas que já aderiram ao PBM.

Quanto à isenção de impostos, Bacellar sugere o fim da cobrança do PIS, COFINS e ICMS sobre medicamentos. “Recentemente foi divulgada uma simulação em que os remédios ficariam 11% mais baratos, se o Governo cortasse o PIS e a COFINS. Em alguns casos, a diferença chegaria a 27% se houvesse isenção também do ICMS”, diz Bacellar. “Com a queda de investimentos públicos nessa área, é imprescindível que outras medidas sejam adotadas pelo Governo, mas com urgência”, conclui.

SEM MULTA: Contas podem ser pagas na 2ª feira




Brasília. As contas com vencimento marcado para ontem, dia 29, poderão ser quitadas na próxima segunda-feira (1º) sem incidência de multa ou juros, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Tanto contas de consumo (água, luz, telefone e televisão por assinatura) como também carnês podem ser pagos no dia útil seguinte aos feriados sem encargos adicionais aos consumidores.

Feriado

Por estarem com a data ajustada ao calendário de feriados, os tributos – federais, estaduais e municipais – que vencem no fim do mês também poderão ser pagos em abril sem prejuízo.

De acordo com a Febraban, quem quiser fazer pagamentos no feriado poderá recorrer aos canais eletrônicos de atendimento. A população poderá usar caixas eletrônicos, páginas das instituições financeiras na internet, celulares e atendimento por telefone para realizar as operações de pagamento.

Os clientes podem ainda agendar o pagamento nas próprias agências bancárias, nos correspondentes bancários (estabelecimentos comerciais autorizados a fazer operações bancárias) ou nos caixas eletrônicos. 

Já os boletos bancários que são de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

quinta-feira, 28 de março de 2013

Smartphones HD: teste avalia quatro celulares com tela de alta definição

Entre os smartphones de ponta do mercado, destacam-se os que oferecem tela com suporte a imagens em alta definição. Os chamados celulares HD (com displays com resolução de ao menos 720 p) permitem que seus usuários assistam a vídeos com excelente qualidade, semelhante a televisores - com 1.280 x 720 pixels. Quanto mais pixels (ou pontos) uma tela apresenta, melhor a imagem formada nela. Telefones de entrada ou medianos, no mercado brasileiro, costumam ter resolução de tela em 320 x 240 pixels. Clique sobre o nome de cada aparelho (em negrito) para acessar os testes individuais ou veja os links logo abaixo da imagem.
  • Galaxy SIII foi um dos melhores aparelhos testados no comparativo de smartphones com tela HD
Essa alta qualidade na exibição de conteúdo multimídia aliada a telas com mais de 4 polegadas tornam os smartphones alternativas cumpridoras para exibir filmes e séries quando o usuário está em trânsito – e não quer ou não pode recorrer a outras telas maiores. O nicho está tão popularizado que as principais fabricantes que atuam no Brasil oferecem diversos modelos de smartphones HD.
"Consumidores interessados em smartphones com telas HD devem analisar características como qualidade de filmagem e de reprodução do próprio vídeo gravado com a câmera do telefone", aponta Renato Arradi, gerente de produtos da Motorola Mobility. "A leveza e o tamanho da tela do aparelho também são fatores determinantes para a compra. Nesse caso, o critério é extremamente pessoal."
Modelos testados
Para analisar as principais opções do mercado, o UOL Tecnologia pediu que os principais fabricantes indicassem seus melhores smartphones com telas HD. Das cinco empresas contatadas, somente a Nokia não indicou um modelo para testes.
A Samsung apontou o Galaxy SIII - que se mostrou excelente opção para assistir a filmes e tem um preço que supera o da concorrência (R$ 1.900). Em breve, no entanto, esse modelo deve dar lugar ao Galaxy S4 (com tela de 5 polegadas Full HD Super Amoled de 1.920 x 1.080).
  • O Optimus 4X HD está entre os aparelhos avaliados pelo teste
A LG enviou para avaliação o Optimus 4X HD - o modelo agradou na exibição das cores, embora ofereça respostas um tanto lentas.
A Sony cedeu para testes o seu Xperia S. O eletrônico se saiu muito bem na reprodução cristalina do áudio e decepcionou por oferecer a menor tela entre os smartphones avaliados (tem 4,3 polegadas).
Por fim, o Motorola Razr HD peca justamente na qualidade da tela que lhe dá o sobrenome (ela é boa, mas inferior à dos concorrentes).
Apesar disso, foi o telefone que mais agradou de forma geral: garante reprodução de áudio cristalino, tanto nas chamadas telefônicas como nos arquivos multimídia, conta com suporte a 4G, tem excelente suporte à internet. 
Ampliar

Testes de produtos45 fotos

32 / 45

O som do fone de ouvido Soul Rebel EM-JH000-RA é agradável e funciona bem. Embora em sua caixa haja a informação que ele isola o som externo, no entanto, isso não ocorre de fato. Em volumes não tão altos, é possível ouvir com clareza o que ocorre ao redor. Ao aumentar muito, não se ouve nada além da música -- mas por motivos óbvios.

Aumenta déficit de financiamento em educação nos países de baixa renda

  • Renato Stockler/TBA/Folhapress
Com a queda da ajuda externa, os países de baixa renda aumentaram o déficit de financiamento em educação nos últimos três anos. Dados da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), revelam que é necessária ajuda externa de US$ 26 bilhões anuais para que esses países universalizem a educação fundamental, até o ano de 2015. O valor aumentou. Em 2010, os cálculos apontavam que ainda que os governo priorizassem a educação, faltariam US$ 16 bilhões anuais para que toda criança tivesse pelo menos seis anos de formação inicial.

Os números constam no relatório Tornar a educação acessível até 2015 e no período posterior (Making Education for All Affordable by 2015 and Beyond). A meta de universalização até 2015 é um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, firmados na Cúpula do Milênio, em 2000 e assinados por 189 países, entre eles o Brasil.
Segundo a Unesco, são necessários ao todo US$ 53 bilhões anuais para o ensino fundamental, mas apenas a metade disso é investida no setor. Incluindo-se o ensino médio, o financiamento necessário aumenta para US$ 77 bilhões anuais, o que aumenta o déficit de financiamento para US$ 38 bilhões anuais.
A menos de mil dias do prazo final da meta, a coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otero, disse que a meta não conseguirá ser finalizada, mas que nesse período, muitas lições foram aprendidas: "Ainda temos muitas crianças fora das escolas, muitos jovens e adultos analfabetos, ambientes escolares inadequados, etc. Mas, aprendemos que a formação dos professores é central para o aprendizado e que o nível de conhecimento desses profissionais é fundamental para a qualidade do ensino".
No último relatório de acompanhamento das metas, de 2012, consta que 112 países teriam que formar mais 5,4 milhões de docentes para o ensino primário, destes, 2 milhões seriam postos adicionais e 3,4 milhões para substituir os professores aposentados ou que deixam a profissão. Mais de 2 milhões de vagas deficitárias se concentram nos países da África Subsariana.
Ampliar

Veja quais são as 20 metas para a educação na década; PNE ainda não foi aprovado20 fotos

2 / 20
Meta 2 - Ensino Fundamental: Universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda a população de 6 a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada Leia mais Leandro Moraes/UOL

Brasil

O Brasil aparece nos relatórios como um país que apresenta avanços no setor educacional, embora ainda enfrente dificuldades no setor. A Unesco propõe, inclusive, que o país aumente as contribuições externas e estipule objetivos mais ambiciosos de investimento nas economias de baixa renda para depois de 2015. Os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) investem atualmente US$ 163 milhões anuais na educação básica de países com dificuldade de financiamento do setor.
A Unesco propõe também que 5% do imposto sobre as transações financeiras internacionais da UE (União Europeia) sejam destinados à educação. A medida agregaria ao setor US$ 2,4 bilhões. Além disso, o documento sugere que o setor privado poderia aumentar o repasse, uma vez que "a contribuição ao ensino fundamental em países em desenvolvimento continua sendo mínima".

Viver sozinho, e não solidão, aumenta mortalidade em 26%, diz pesquisa

  • iStockphoto/Thinkstock
    Idosos que vivem sozinhos podem não receber cuidados necessários Idosos que vivem sozinhos podem não receber cuidados necessários
A solidão já foi apontada como um grande fator que pode antecipar a morte. Mas um novo estudo indica que viver sozinho, mesmo que feliz com isso, aumenta os riscos de morte em 26%. A pesquisa foi publicada na versão online da Proceedings of the National Academy of Sciences.
O isolamento social é quando uma pessoa tem pouca interação com outras pessoas. Já a solidão é uma emoção de pessoas que se sentem insatisfeitas com as conexões sociais que possui. "Uma pessoa socialmente isolada tem mais propensão a se sentir sozinha e vice-versa, mas isso não é sempre", diz o autor principal do estudo, Andrew Steptoe, da Universidade College London.
Steptoe e sua equipe usaram questionários de 6.500 britânicos com mais de 50 anos. Eles analisaram graus de solidão, contato com amigos, família, grupos religiosos e outras organizações para medir suas conexões sociais. Depois viram quantos morreram em um período de 7 anos.
Quando variáveis como sexo, idade e problemas de saúde eram eliminadas, o isolamento social foi apontado como fator de risco para a morte. A solidão, não. Os pesquisadores acreditam que idosos que vivem sozinhos podem não estar recebendo os cuidados necessários, como ter alguém para fazê-los comer direito, tomar seus remédios e, em momentos de crise, não há ninguém por perto para ajudar.
"Existem muitas pessoas que vivem isoladas socialmente, mas são perfeitamente felizes com isso", disse Steptoe. "Mas mesmo eles devem ter contato frequente com outras pessoas que podem encorajá-los e ver se está tudo bem com eles".
Os cientistas afirmam ainda que é necessário mais estudos para entender completamente como a solidão e o isolamento social interferem um no outro e como ambos afetam a saúde.

feedburner do blog

Paginas mais visitadas