quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Perca peso e não os compromissos



Veja dicas para encaixar uma dieta saudável e balanceada dentro de sua rotina diária

Perder peso é um dos objetivos que mais aparecem na pauta das mulheres, afinal manter a forma não é somente uma preocupação estética, mas também questão de saúde. Para afinar a silhueta e se livrar das gordurinhas ainda vale a velha e boa fórmula: dieta balanceada + exercícios regulares. Tudo estaria ótimo se esta combinação não dependesse do produto que mais falta no mercado: tempo! Com a vida corrida que levamos, não é nada fácil dispor de uma hora para fazer atividades físicas, quanto mais preparar refeições bem pensadas, capazes de nutrir o organismo sem engordar.

Calma, para todo problema há sempre uma solução e, neste caso, a saída não é se adaptar à dieta, mas ela se encaixar no seu estilo de vida. É o que garante a nutricionista americana Heather Bauer, autora do livro The Wall Street Diet (ed. Hyperion), ainda sem tradução no Brasil. Após tratar dezenas de advogados, economistas e executivos de Nova York, Heather percebeu que todos tinham necessidade de emagrecer e ganhar energia, mas nenhuma dessas pessoas conseguia ajustar suas agendas lotadas às exigências da dieta. A partir daí, ela criou estratégias simples para que seus clientes aplicassem seus ensinamentos no cotidiano. E não é que realmente deu certo?
Nada se consegue sem força de vontade, determinação e uma palavra-chave: planejamento. Este é, aliás, um item fundamental do programa criado pela nutricionista, que se tornou uma coacher (treinadora) especializada em perda de peso. Embora ainda não seja muito conhecido no Brasil, o processo de coaching é bastante utilizado nos Estados Unidos e costuma dar ótimos resultados para quem quer emagrecer com saúde. A ideia sugere ter a ajuda de um profissional preparado para identificar os mecanismos que levam a pessoa a engordar e traçar estratégias eficazes para que ela realmente consiga atingir o tão sonhado peso ideal. “Geralmente, o cliente já tem um comportamento estabelecido em relação à alimentação. E muitas vezes usa a comida como recompensa para lidar com as dificuldades e frustrações do cotidiano. Neste caso, eu o ajudo a encontrar um mecanismo mais saudável para sentir-se satisfeito e feliz, sem depender dos alimentos”, explica o coacher especializado em emagrecimento Márcio Silva, também membro da Sociedade Brasileira de Coaching.
Segundo Silva, outro ponto importante do treinamento é preparar-se para emagrecer fixando-se nos pontos positivos, mas sem esquecer que haverá dificuldades e desafios no caminho. “Não fomos projetados para perder nada. Quando começamos uma dieta, o próprio organismo se ressente e reage para que a pessoa desista. Ela passa a se sentir só, deprimida e ansiosa. Por isso, durante o coaching nós trabalhamos os ganhos obtidos com a dieta para que o cliente enfrente as dificuldades. Também traçamos metas para que ele alcance seus objetivos”, explica.

O trabalho costuma durar cerca de três meses. São 10 a 12 sessões que podem ser feitas inclusive por telefone para os mais atarefados. “O impossível não existe. Pela minha experiência, já vi pessoas perderem em três meses o que haviam ganho em dois anos, apenas com o treinamento”, diz.
Mais animada? Com a ajuda de especialistas, montamos um guia prático para que você consiga incluir hábitos alimentares saudáveis em seu dia a dia, mesmo com a agenda cheia de compromissos. As dicas são da doutora Heather e dos nutrólogos brasileiros Celso Cukier, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Nutrologia Clínica, e Daniela Hueb, especializada em orientação sobre alimentação para melhora energética e correção do peso.

O que fazer quando...


1. Acordo muito atrasada e não tenho tempo de preparar meu café da manhã.

Quem é que nunca passou por isso? Saiba, no entanto, que pular o café da manhã é um dos maiores erros que se pode cometer quando o assunto é alimentação. Esta refeição é importante para dar energia, acelerar o metabolismo e para impedir que você coma demais no almoço. “Sair em jejum pode ser prejudicial à saúde. Há várias opções para comer durante o caminho, até no carro, como sucos, barras de cereais e frutas”, afirma Celso Cukier.

2. Tenho uma reunião de trabalho exatamente na hora do almoço e preciso comer algo bem rápido.

Você não deve fazer isso todos os dias, mas eventualmente troque o almoço por um sanduíche natural light de pão integral, queijo branco e peito de peru light, sempre acompanhados de algum vegetal, como alface e tomate. Mas não caia no erro de ficar sem comer nada, pois uma hora a fome aperta. “Fuja das substituições arriscadas, como o chocolate”, alerta Cukier.

3. Mesmo com o café, sinto muita fome até a hora do almoço. O que posso comer durante este intervalo?

A dica dos especialistas é que você procure se alimentar a cada três horas. Para isso, leve uma bolsa térmica com iogurte, suco ou uma fruta. “Também podem ser os cereais vendidos em pequenas porções”, lembra o médico. A dica de Daniela é uma maçã. “A fruta tem 76 calorias, vitaminas C e do complexo B e potássio, que ajuda na prevenção de cãibras e no controle da pressão arterial”, afirma a especialista.

4. Pelo menos uma vez por semana tenho algumas reuniões de trabalho no estilo happy hour. Claro que não posso deixar o cliente comer e beber sozinho.

“Nessa hora fuja das frituras. Há um monte de salgados assados, amendoins e castanhas como opção. Só não exagere e curta o chopp também moderadamente”, diz Cukier. Outra opção são as entradas à base de vegetais, carpaccios e os grelhados. “Ao consumir bebidas alcoólicas, alterne cada dose com um copo de água, pois o álcool desidrata o organismo”, diz Daniela. Se não quiser beber, que tal uma boa água tônica diet com limão e gelo? O drink é bonito, refrescante e sem calorias.

5. Tenho que terminar um relatório ainda hoje e sairei bem tarde. Com isso não terei tempo para jantar. Vou chegar em casa com muita fome...

Aqui vale a mesma dica da substituição do jantar por um sanduíche light ou uma sopa de legumes. “Melhor do que isso seria uma boa salada de legumes picados. Você pode prepará-la e deixar pronta para a noite”, recomenda o nutrólogo. Se levar a salada ao escritório, lembre-se de manter os ingredientes sob refrigeração. E procure sempre fazer um lanche saudável à tarde para não ficar faminta. Outra opção é tomar uma sopinha pronta, que é leve e sacia. Mas nada de ficar com o estômago vazio, viu?

6. No meu escritório há comida por todos os lados, sem contar os quitutes e bolos nos aniversários. Como consigo não cair em tentação.

“Nessa hora temos que nos policiar. Se for experimentar, que sejam pequenas porções ou pedaços menores. Previna-se e, se for o caso, fique longe das guloseimas. O melhor é nunca ir a uma comemoração de barriga vazia. Faça um lanche saudável antes”, diz o médico. Aqui vai uma dica de Heather Bauer: tenha sempre uma garrafa de água mineral nas mãos. Além de espantar a fome, o truque evita que você acabe aceitando os quitutes. Mantenha as mãos sempre ocupadas!

7. Viajarei à Europa para um congresso de uma semana. Como posso manter a minha dieta fora do país?

Esta é uma situação que exige muita atenção. “Fuja sempre dos pratos carregados de gorduras. E é claro, não deixe de experimentar pratos típicos da região. Só não exagere”, alerta o médico. No aeroporto e nos aviões, a dica é levar na bolsa lanchinhos saudáveis que não exijam refrigeração, como biscoitos integrais, sucos light e barrinhas. “Siga seus instintos e fuja dos sanduíches gordurosos e fast-foods. Sempre há uma boa opção”, afirma Cukier.

8. Tenho dúvidas em escolher os snacks no supermercado.

É claro que os maiores vilões da dieta são os doces e tortas, pois em sua composição há sempre muita gordura e carboidratos simples, de rápida absorção e armazenamento. Procure exterminar aquele armário de guloseimas que você tem em casa e mantenha os chocolates longe da gaveta do escritório. Com eles sempre à mão, fica mais fácil devorá-los a qualquer momento.

9. Sinto muita fome à tarde e sempre tenho reuniões.

Na opinião dos especialistas, manter castanhas, frutas e sucos por perto é sempre interessante. Nunca deixe de beber bastante líquido, de preferência água (que não tem calorias!). Alimentos integrais são boas alternativas porque as fibras oferecem sensação de saciedade por mais tempo. Aqui valem biscoitos e barras de cereais. Outra boa dica é a gelatina diet. Você pode manter alguns potinhos na geladeira do escritório. Além de saciar, ela também espanta a vontade de comer doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDOS.

feedburner do blog

Paginas mais visitadas